O Latino Review já foi um grande site de notícias sobre filmes, mas há alguns anos perdeu seu espaço para outros. Contudo, veio hoje com um “furo” aparentemente importante: segundo suas fontes, o ator Hayden Christensen pode retornar ao universo de Star Wars para reprisar o papel de Anakin Skywalker na série de TV de Obi-Wan Kenobi.

Hayden Christensen como Anakin Skywalker em A Vingança de Sith.

Christensen viveu o jovem Jedi treinado por Obi-Wan Kenobi nos anos finais da República Galáctica, antes de ser corrompido pelo Lado Sombrio da Força e se transformar em Darth Vader, o terrível braço forte do Imperador. A ascensão e queda do Jedi que se torna Sith é tema da Trilogia Prelúdio de Star Wars e o ator aparece nos Episódios II e III, O Ataque dos Clones e A Vingança de Sith (no primeiro, o personagem é apenas uma criança).

Ewan McGregor como Obi-Wan Kenobi.

Obi-Wan tem um papel importante nessa história, pois além de Mestre e amigo, termina sendo o responsável por esconder os filhos de Anakin, que ele pensava terem morrido, Leia e Luke.

Obi-Wan e Anakin ainda amigos nas Guerras Clônicas.

Antes disso, logo após o senador Palpatine dar o golpe que fulmina a República e se torna o Imperador, Anakin e Obi-Wan têm um duelo final e o mestre derrota o pupilo, deixando-o com as pernas e braços amputados, e o corpo queimado em lava vulcânica, o que obrigará o recém renomeado Darth Vader a usar a veste biônica que o deixou ainda mais aterrador e poderoso.

Darth Vader na Trilogia Clássica.

No cânone de Star Wars, Kenobi e Vader só irão se reencontrar 19 anos depois, quando o velho Mestre Jedi engaja o jovem Luke Skywalker a lutar ao lado da Aliança Rebelde, no que foi o primeiro filme da Trilogia Clássica, Uma Nova Esperança.

Sem nem saber que seu filho estava vivo e envolvido, Vader termina por matar Obi-Wan.

A série de Kenobi se passará em algum momento entre esses dois eventos, quando o Mestre Jedi vigia à distância o pequeno Luke crescer no seio de sua família adotiva no planeta Tatooine. Portanto, não deve haver nenhum encontro de nenhum tipo com Anakin/Vader.

Além disso, caso Vader aparecesse na série (e seria possível desde que não encontrasse ou mesmo tomasse ciência do paradeiro de seu velho Mestre), a LucasFilm não precisaria de Christensen, já que o corpo gigante e encoberto de Vader pode ser vivido por qualquer dublê bombado e sua voz dublada por James Earl Jones (o ator que fez a voz original do personagem) ou algum imitador.

Se existe alguma credibilidade e dignidade restante no Latin Review e Hayden Christensen realmente retornar, provavelmente, sua participação será a de um flashback. Com inteligência a série poderia criar algum momento passado entre Mestre e Padwan que teria alguma conexão à história que quer contar. E isso pode mesmo acontecer.

Quem sabe?

A série do velho Mestre Jedi provavelmente se chamará apenas Kenobi e será estrelada por Ewan McGregor, que viveu o personagem na Trilogia Prelúdio. O programa teve as gravações adiadas para o início do ano que vem por causa de mudanças no roteiro antes mesmo da pandemia mundial do novo Coronavírus. Sua estreia no Disney+ deve acontecer no fim de 2021 ou no início de 2022.