Em meio à escassez de notícias por causa da pandemia mundial do novo coronavírus, um pacote de rumores sobre as séries de TV de Star Wars ronda a internet, trazendo novidades como um novo ator para interpretar o vilão Darth Maul, a volta dos vilões de Rogue One e as versões infantis de Luke Skywalker e Leia Organa.

Darth Maul se tornou um dos principais destaques, muito por causa de seu visual, na Trilogia Prelúdio, mesmo que tenha aparecido e morrido no primeiríssimo filme, A Ameaça Fantasma, de 1999. Contudo, o personagem foi mostrado como ainda vivo na série de desenhos animados The Clone Wars, que se passavam entre os dois filmes seguintes; regressando de novo no desenho Rebels, que se passa entre os eventos da Trilogia Prelúdio e os filmes da Trilogia Clássica.

Obi-Wan versus Maul em A Ameaça Fantasma.

A continuidade da existência de Maul nos filmes se deu no fim de Han Solo – Uma História Star Wars, que também se passa algum tempo antes da Trilogia Clássica. Esses eventos seriam mais ou menos concomitantes com o período de tempo que se passará a série Obi-Wan Kenobi, e por isso, é esperado que o vilão de algum modo possa aparecer nesse programa.

Obi-Wan e Maul em Rebels.

Os rumores na internet dizem que a Disney e a LucasFilm esperam usar Maul em vários programas, mas aparentemente, isso ocorrerá com outro ator. Segundo o LRM Online, o ator Ray Park que viveu o vilão em suas duas aparições cinematográficas será substituído depois de ter postado no Twitter um vídeo recebendo sexo oral de uma garota. Isso fez a Disney vetar seu nome de modo fulminante.

Apesar de tudo, não será uma perda significativa, devemos dizer. Ray Park não é exatamente um ator, mas um artista de artes marciais e acrobata, o que lhe credenciou ao papel em primeiro lugar. Contudo, em A Ameaça Fantasma, Park interpretava apenas o aspecto físico de Darth Maul, já que sua voz foi dublada pelo ator britânico Peter Serafinowicz. Tanto em The Clone Wars quanto em Rebels, o personagem foi dublado por Sam Witwer; de modo que quando reapareceu em Solo, foi de novo interpretado fisicamente por Park com voz de Witwer.

Darth Vader.

O grande trabalho de maquiagem para montar Maul facilita a substituição de seu intérprete corpóreo e a troca termina sendo um tipo de tradição dentro da franquia Star Wars, em vista do caso de Darth Vader, que embora sempre dublado por James Earl Jones, teve vários atores diferentes vestindo sua armadura ao longo dos anos. Mais recentemente, a série The Mandalorian trouxe o protagonista com voz de Pedro Pascal, mas quase a integridade de suas cenas foram realizadas com o dublê Brendan Wayne sob a armadura.

Tal prática jaz faz os fãs desejarem que o próprio Sam Witwer interprete pela primeira vez Darth Maul também em sua parte física, o que é bem possível.

Cassian Andor e K2SO: ambíguos.

Passando a outro programa, Cassian Andor mostrará as aventuras do membro da Aliança Rebelde na guerra contra o Império antes dos eventos do filme Rogue One – Uma História Star Wars. A própria premissa já abre caminho para o regresso de vários personagens de volta na série e parece que isso irá mesmo acontecer: Alan Tudyk como a voz do robô K-2SO, Jimmy Smits, como Bail Organa (o pai adotivo de Leia Organa) e Genevieve O’Reilly como Mon Mothma. Enquanto o primeiro advém de Rogue One, Smits e O’Reilly estiveram no filme, mas também advém da Trilogia Prelúdio em seus papeis.

Mas parece que a coisa não irá parar por aí.

Diretor Krennic: ótimo vilão.

Segundo o We Got This Covered, o principal vilão do filme, o general Orson Krennic, vivido por Ben Mendelsohn, também irá retornar. No filme, Krennic é o principal responsável pela construção da Estrela da Morte e, portanto, um dos grandes nomes do Império.

Tarkin e Vader em Uma Nova Esperança.

Existem rumores, ainda, de que outro vilão, o Grand Moff Tarkin também estará na série, mas esse caso é um pouco mais complicado e o boato parece menos crível.

Rogue One é um filme de 2016 e se passa imediatamente antes do primeiro filme da Trilogia Clássica, Uma Nova Esperança, que foi lançado em 1977. Enquanto inserir um personagem como Darth Vader em sua vistosa armadura era um empreendimento simples, muito mais complicado seria integrar os dois filmes por personagens humanos de cara limpa. Mas a LucasFilm decidiu fazer isso, usando o personagem Tarkin.

Tarkin em Rogue One: recriação digital.

Mas Tarkin foi vivido por Peter Cushing em 1977, que morreu em 1994 aos 81 anos de idade. Em Rogue One, o personagem foi corporalmente vivido por Guy Henry, que procurou imitar os gestos e a voz de Cushing, enquanto o rosto deste foi recriado digitalmente e sobreposto ao de Henry. O resultado é até visualmente convincente, porém, gerou um grande debate em Hollywood sobre a substituição digital dos atores (inclusive os mortos) em novos filmes.

Claro, a LucasFilm pode ser um pouco mais “ousada” e, simplesmente, colocar um outro ator para viver Tarkin, até mesmo o próprio Henry com seu rosto verdadeiro; mas é muito improvável que o truque de rosto digital seja utilizado de novo.

Leia e Luke em Uma Nova Esperança.

Por fim, o The Illuminerd, aponta que uma chamada de elenco para Obi-Wan Kenobi praticamente confirma a presença das versões infantis de Luke Skywalker e Leia Organa.

Os irmãos gêmeos são filhos da Senadora Padmé Amigdala e o Cavaleiro Jedi Anakin Skywalker, que ao sucumbir ao Lado Sombrio da Força, se torna o vilão Darth Vader. Para proteger os bebês recém nascidos de seu maligno pai, o Mestre Yoda elabora o plano de separá-los e mantê-los em segredo, com Leia sendo entregue ao Senador Bail Organa e levado ao planeta Alderaan; e Luke entregue a parentes distantes, humildes fazendeiros no planeta Tatooine, enquanto Obi-Wan Kenobi, o antigo mestre de Anakin, vigia à distância seu crescimento.

Kenobi se passará em meio ao período de 20 anos entre a ascensão de Darth Vader e a entrada de Luke na Rebelião para derrotar o Império. O programa mostrará Obi-Wan em Tatooine e, provavelmente, veremos o pequeno Luke com algo entre 8 ou 10 anos de idade.

Ewan McGregor como Obi-Wan Kenobi no Episódio III.

Os rumores da presença do futuro maior herói da Galáxia e o maior de todos os Mestres Jedi já era rumorizada há muito tempo. Mas a chamada de elenco anotada pelo The Illuminerd traz a seleção de atores mirins entre 8 e 11 anos de idade de postura precoce, um rapaz e uma garota. Então, Leia deve aparecer também.

Obi-Wan é citado rapidamente em Rogue One, o que indica que o velho Mestre Jedi permaneceu amigo e em contato com Bail Organa e talvez lhe pague uma visita em Alderaan durante a série.

Os rumores da série indicam que Anakin Skywalker, novamente vivido por Hayden Christenssen, deve aparecer em cenas de flashback da juventude de ambos nas Guerras Clônicas, enquanto sua contraparte adulta e maligna, Darth Vader, também deve aparecer, embora seja muito pouco provável que vejamos um encontro entre Vader e Kenobi, pelo o que indica o reencontro dos dois em Uma Nova Esperança.

De qualquer modo, todas essas informações e o sucesso de The Mandalorian indicam que a LucasFilm pode fazer um grande trabalho com suas novas séries de TV exibidas no Disney+.

Aguardemos.