É oficial! The Beatles – Get Back não sairá mais nos cinemas: o filme que mostrará a banda criando um álbum do zero para tocá-lo ao vivo será lançado exclusivamente no canal de streaming do Disney+ como uma série com 6 horas de duração dividida em três episódios. A estreia será em 25, 26 e 27 de novembro de 2021.

Inclusive, o Disney+ excluiu o vídeo prévio do (ex-)filme que foi lançado meses atrás. O longa estava previsto para sair em agosto de 2020, mas a pandemia mundial de Covid-19 atrasou os planos. Então, para compensar, o diretor Peter Jackson liberou não um trailer, mas um vídeo de 5 minutos exibindo cenas e a evolução da canção título ao longo do projeto. Mas o vídeo previa um filme, não série.

O filme sairia em setembro deste ano nos cinemas britânicos. Mas parece que as indecisões da pandemia e o histórico de lançamentos recentes motivaram a Disney a optar pela rota do streaming. E de uma série.

Get Back é uma nova versão do filme Let It Be, lançado originalmente em 1970. O projeto foi um dos mais complicados da história dos Beatles. A banda decidiu compor e ensaiar um novo álbum, mas em vez de gravá-lo, executá-lo ao vivo diante de uma plateia, filmando todo o processo para lançar como filme. Mas as coisas não saíram como planejado.

Com o título inicial de Get Back, as sessões começaram em 02 de janeiro de 1969, porém, havia grandes tensões dentro da banda e George Harrison até chegou a sair do grupo e passou alguns dias afastado, e voltou, mas depois disso, os planos do show foram abandonados. Meio de improviso, para dar um fim ao filme, a banda subiu no telhado do prédio de sua gravadora, a Apple, no centro de Londres, em 30 de janeiro, e tocou por 40 minutos até a polícia interromper a festa.

Mas os problemas estavam longe de terminar. Insatisfeitos com a música, os Beatles rejeitaram várias vezes o disco resultante e o material só chegou ao público, junto ao filme, agora renomeados de Let It Be, em maio de 1970. Quando isso aconteceu, o grupo já tinha anunciado oficialmente sua separação.

Saiba tudo sobre o projeto Get Back/ Let It Be neste Dossiê Especial do HQRock.