É isso mesmo: o ex-vocalista do Oasis, Liam Gallagher lançou quatro álbuns em sua carreira solo e todos eles chegaram ao 1º lugar das paradas britânicas, destacou o site da Official Charts do Reino Unido. O cantor britânico lançou C’Mon You Know esta semana e vive um grande momento na carreira, também tendo se apresentado como headline do Knebworth Festival em dois shows, dias 03 e 04 (sexta e sábado). Isso depois de ter estrelado o festival com o Oasis 26 anos atrás!

Os quatro álbuns solo de Gallagher se somam aos outros sete números 1 que ele teve à frente do Oasis, perfazendo o total de 11 vezes liderando as paradas britânicas de álbuns.

E mais: o cantor emplacou outro álbum no Top 5 britânico nesta mesma semana, com o disco ao vivo Down by the River Thames, coletando uma apresentação ao vivo que Gallagher realizou em cima de uma balsa sobre o rio Tâmisa, em Londres, durante a pandemia, como forma de manter o isolamento social, que chegou ao 4º lugar. Quando a venda de discos é estratificada exclusivamente por LPs (um formato mais apreciado por colecionadores e consumidores mais especializados de música), o vocalista acumula os números 1 e 2 das paradas britânicas, com C’Mon You Know e Down by the River Thames.

Gallagher foi o vocalista do Oasis, ao lado do irmão Noel Gallagher, guitarrista e principal compositor do grupo, e lançaram álbuns sete álbuns entre 1994 e 2008, além de coleções ao vivo e coletâneas, encerrando a banda em agosto de 2009, após uma briga decisiva entre os dois irmãos, que aparentemente, nunca se reconciliaram depois disso. Em seguida, o cantor formou a banda Beady Eye, entre 2011 e 2014, com os demais membros remanescentes do Oasis, e lançaram dois álbuns, que não foram tão bem recebidos pelo público e pela crítica.

Após alguns anos de hiato e longe dos holofotes, Liam Gallagher regressou com tudo em carreira solo em 2017, com o disco As You Were, que foi um enorme estouro, aclamado por público e crítica. Seguiram-se o sucessor em estúdio Why Me? Why Not? (2019), os dois ao vivo MTV Unplugged (2020), Down By the River Thames (2021) e o novato C’Mon You Know.

Os brasileiros poderão conferir o material do novo disco ao vivo no fim do ano: Liam Gallagher tem programado dois shows no Brasil, nos dias 15 e 16 de novembro, no Espaço das Américas, em São Paulo, e no Qualistage, no Rio de Janeiro, respectivamente.