Um uniforme completo do Superman usado por Christopher Reeve nos clássicos filmes do homem de aço dos anos 1970 e 80 será leiloado.

Os especialistas especulam que existem apenas 5 ou 6 desses uniformes ainda restantes no mundo, o que os tornam raros e caros.

O leilão será realizado pela Propstore em Los Angeles, uma empresa especializada em itens usados em filmes e movimentados entre colecionadores de artigos raros.

A roupa do Superman foi criada pela designer Yvonne Blake e fabricada por Noel Howard da empresa britânica Bermans & Nathans. Criar um uniforme bonito e funcional para as filmagens foi um desafio, num tempo em que não existia spandex nem nylon. No caso do Superman ainda havia a dificuldade extra do azul tender a ficar molhado de suor e a empresa usou uma nova fibra de uma fábrica alemã. A roupa foi criada em partes para se moldar perfeitamente no corpo do ator e variantes foram criadas com aberturas para prender os cabos que o erguiam para as cenas de vôo.

A roupa do leilão foi usada em Superman III, de 1983, embora a capa já vinha sendo usada desde o primeiro filme, de 1978. Os produtores reutilizavam as roupas de filme para filme por causa de seu altíssimo custo.

A roupa terminou “acidentalmente” na casa de um dos funcionários do departamento de figurino, que mais tarde vendeu a peça no eBay para um colecionador por 15 mil dólares e esse colecionador agora irá repassá-lo.

A expectativa é que a roupa atinja 500 mil dólares, já que apenas a capa de outro uniforme do Superman foi vendida por mais de 150 mil em 2019.

O leilão também venderá outras peças curiosas, como o capacete que James Bond usa na cena do mini-helicóptero no filme Com 007 Só Se Vive Duas Vezes, as luvas de Darth Vader do primeiro filme de Star Wars e uma carruagem de O Gladiador.