A Variety anunciou há pouco que o diretor James Gunn e o produtor Peter Safran serão os responsáveis por liderar o DCU através do recém criado DC Studios, que substitui a DC Films. A mudança é parte do surgimento da nova Warner Bros. Discovery, a partir do processo de fusão, que busca também redirecionar os filmes da DC Comics num modelo mais centralizado ao estilo da concorrente Marvel Studios.

Segundo a Variety, Gunn e Safran irão assumir e dividir o cargo recém criado de Presidente e CEO da DC Studios. Ambos substituem o ex-presidente da agora extinta DC Films, Walter Hamada, que se desligou da empresa recentemente. A dupla irá responder diretamente ao CEO da Warner Discovery, David Zaslav, e trabalhará em parceria com os presidentes da Warner Bros. Movie Group, Mike De Lucca e Pam Abdy.

James Gunn é mais famoso por conduzir os filmes dos Guardiões da Galáxia na concorrente Marvel Studios, mas já trabalhou na DC, também, dirigindo o Reboot O Esquadrão Suicida e a série derivada Pacificador (Peacemaker); enquanto Peter Safran é dono da Safran Company, estúdio que ajudou a desenvolver Aquaman, Shazam e trabalhou ao lado de Gunn nas duas obras citadas. A Safran Company, inclusive, recentemente renovou o contrato com a Warner.

A divulgação diz explicitamente que o novo cargo não impedirá Gunn de trabalhar na finalização de Guardiões da Galáxia Vol. 3 e do Especial de Natal da equipe, dois produtos que ainda lançará com a Marvel.

O comunicado cita nominalmente Superman, Batman, Mulher-Maravilha e Arlequina como propriedades a serem desenvolvidas, mostrando que a personagem de Margot Robbie que apareceu nos dois Esquadrão Suicida e em Aves de Rapina, ainda terá outras chances no cinema.

A chegada de Gunn e Safran para criar de verdade um universo integrado da DC Comics nos cinemas ao mesmo tempo em que respeita as liberdades criativas individuais, como diz o comunicado oficial, sem dúvidas foi uma grande surpresa e um alento de esperança para que os icônicos personagens da empresa desenvolvam plenamente o potencial na tela grande.