Foi divulgada hoje a lista final das indicações ao Oscar, o mais badalado prêmio de cinema do mundo, entregue pela Academia de Artes e Ciência de Hollywood, nos EUA. Algumas indicações já haviam sido liberadas a conta gotas, mas agora, tivemos o anúncio oficial de todas as 23 categorias, que ocorreu de manhã pelos atores Riz Ahmed (de Rogue One e Venom) e Allison Williams. E teve até que boas notícias para o mundo Geek, com 5 indicações para Pantera Negra – Wakanda para Sempre e 3 para The Batman.

Uma surpresa deste ano é o fato de que vários filmes acumulam números muito altos de indicações. O campeão é Tudo em Todo o Lugar ao Mesmo Tempo, que levou nada menos do que 11 indicações, um número próximo dos maiores recordes da Academia. É seguido de perto pelas 9 nomeações de Nada de Novo no Front, produção alemã da Netflix que é meio que o azarão da competição, por ser um filme estrangeiro e concorrer, como já ocorreu outras vezes, como com Roma, do México, tanto na categoria Melhor Filme quanto na de Melhor Filme Estrangeiro. Também com 9 indicações está Os Banshees de Inisherin. Mas não acabou: Elvis teve 8 indicações e Os Fabelmans de Steven Spielberg, 7.

Cada um desses aí é um forte concorrente ao maior prêmio da noite e será uma premiação disputada como não se via há muitos anos.

Por outro lado, o grande número de filmes acumulando mais de 7 indicações é um indicador de pouca diversidade, talvez até pouca força do cinema nos tempos atuais pós-pandemia. As bilheterias ainda não se recuperaram do golpe dos tempos de lockdown e a crise sanitária nem é a única culpada, pois a queda vertiginosa dos ingressos já se arrasta há muitos anos, deixando os grandes sucessos exclusivamente nas mãos das grandes franquias de ação, em especial, de super-heróis.

Falando neles, apesar do desprezo geral da Academia em levar os filmes desse gênero a sério, este ano até que pelo menos dois deles ganharam alguns espaço nas indicações, ainda que somente um único prêmio das categorias “nobres” do Oscar: o de Melhor Atriz Coadjuvante para Angela Bassett em Pantera Negra 2. Ela já venceu o Globo de Ouro é uma forte candidata a levar a estatueta também, abrindo outra das pequenas exceções que esse tipo de filme conseguem impor à premiação.

No mais, Pantera Negra 2 e Batman ganham nomeações em categorias mais técnicas. Mas de qualquer modo, o sucesso da Marvel acumular 5 indicações não é pouca coisa e é um feito histórico para o gênero, ainda que não algo inédito.

Nos últimos anos, apesar da resistência de boa parte dos membros da Academia, é inegável que os filmes de super-heróis ganharam mais espaço na premiação, com Coringa conseguindo nada menos do que 11 indicações (a mesma quantidade do maior candidato deste ano) em 2020, incluindo Melhor Filme, e levando duas: Melhor Ator para Joaquin Phoenix e Melhor Trilha Sonora. Em 2019, o primeiro Pantera Negra acumulou 7 indicações, incluindo também Melhor Filme, sendo então o maior número que o filme de heróis tinha conseguido. E levou três: Melhor Direção de Arte, Melhor Figurino e Melhor Trilha Sonora, ficando no seleto grupo dos maiores vencedores daquela noite (um filme ganhou quatro e outros dois ganharam três prêmios, cada). Em 2017, Logan fez bonito ao concorrer em uma das categorias nobres, de Melhor Roteiro Adaptado, embora não tenha ganho.

Historicamente, os filmes de herói marcaram a história com a premiação de Heath Ledger como Melhor Ator Coadjuvante por Batman – O Cavaleiro das Trevas, em 2009.

Mas vamos a 2023… Wakanda para Sempre concorre a 5 prêmios:

  • Melhor Atriz Coadjuvante para Angela Bassett
  • Melhor Canção para Lift me up de Rihanna (escrita por Ryan Coogler, Ludwig Göransson, Rihanna, Tems)
  • Melhor Figurino
  • Melhor Cabelo e Maquiagem
  • Melhores Efeitos Visuais

Batman, por sua vez, concorre a 3 prêmios:

  • Melhor Cabelo e Maquiagem
  • Melhor Som
  • Melhores Efeitos Visuais

Como se vê, Batman e Pantera Negra concorrem entre si em duas categorias, o que diminui o número geral de prêmios que os heróis possam levar na noite.

Historicamente, ambos os longas teriam mais chances na categoria de Efeitos Visuais, mas nos últimos anos, a Academia vem preterindo filmes que invistam muito em efeitos digitais, como Vingadores – Ultimato ou a saga Star Wars, por exemplo. Por isso, Avatar – O Caminho da Água só leva o prêmio se os votantes da Academia acharem que ele revoluciona muito os efeitos especiais, o que achamos que não é o caso. Assim, não duvide que o prêmio vá para Top Gun – Maverick, que utiliza mais efeitos práticos, ou mesmo para um dos grandes nomes da noite, Nada de Novo no Front.

Batman é um forte concorrente em Cabelo e Maquiagem, em especial pelo espantoso trabalho no Pinguim de Collin Farrell, porém, pode ser preterido por um concorrente mais “sério” como A Baleia, com Brenda Fraser. Curiosamente, Farrell concorre ao Oscar de Melhor Ator, mas por Os Banshees de Inisherin.

E para não deixarmos de falar, outro filme dentro do espectro coberto pelo HQRock é Elvis, de Braz Luhrmann, que também concorre a um bom número de prêmios:

  • Melhor Filme
  • Melhor Ator para Austin Butler
  • Melhor Fotografia
  • Melhor Edição
  • Melhor Figurino
  • Melhor Design de Produção
  • Melhor Cabelo e Maquiagem
  • Melhor Som

Façam as suas apostas.

A cerimônia do Oscar será televisionada no dia 12 de março e em 2023, ao contrário do ano passado, todas as categorias receberão seus prêmios ao vivo, em vez de cerimônias à parte, o que foi uma estratégia para diminuir o tempo de exibição da festa nas TVs e aumentar a audiência, mas foi muito criticada.