Passada a cerimônia do Oscar, o prêmio dos melhores do ano da Academia de Artes e Ciências de Hollywood, começam as reflexões sobre as injustiças e um membro notável da Academia se pronunciou a favor de um filme de super-heróis: o consagrado diretor de fotografia Roger Deakins afirmou que The Batman deveria ter sido o vencedor do prêmio de Melhor Fotografia, embora sequer tenha sido indicado.

Deakins é famoso como um dos melhores iluminadores do cinema atual e o responsável pela fotografia de filmes como Fargo e 007 – Operação Skyfall e venceu o Oscar por Blade Runner 2049 e 1917, e estava indicado na festa de 2023 por Império da Luz. Mas ao ser questionado pelo Deadline sobre a premiação deste ano, na qual o alemão Nada de Novo no Front levou na categoria, Deakins foi categórico: “a melhor fotografia desse ano não foi indicada”, tratando-se de The Batman, que teve fotografia de Craig Fraser.
Deakins ainda disse que a Academia tem preconceito com filmes de super-heróis e que o trabalho artístico alcança seu melhor independente de gênero.
De fato, a fotografia de Batman foi bastante elogiada quando do lançamento do longa, assim como sua qualidade em geral, mas o filme não foi bem lembrado na hora das indicações, só recebendo indicações técnicas e não levou nenhuma estatueta.

