Hollywood vive um momento tenso e de crise… e tudo sempre pode piorar… O The Hollywood Reporter revelou hoje mais cedo que Aquaman e O Reino Perdido passou nada menos do que por três processos de refilmagens, e a Variety diz que o longa pode ser adiado outra vez, agora, para 2024, por causa da greve de roteiristas e atores que acomete a terra do cinema.

Filmado durante parte da pandemia, Aquaman 2 passou por muitos problemas de produção, o que rendeu ter que passar por três etapas de refilmagens, algo que é totalmente incomum para um filme desse porte. Segundo o THR, a Warner foi condescendente com o diretor James Wan porque ele só encontrou o “fio da meada” com o primeiro Aquaman nas refilmagens (os filmes passam normalmente por um processo de refilmagens após exibições testes) e o resultado foi a maior bilheteria do DCU até agora. Então, esperou o retorno da audiência avaliadora para que as câmeras voltassem a rolar e sua sequência pudesse ser refinada. O que foi feito: um punhado de novas cenas que envolvessem o Batman vivido por Michael Keaton, seguindo a lógica de que o ator substituiria Ben Affleck como o cavaleiro das trevas após o longa do The Flash, que também estava em produção.

Mas então, a Warner mudou de direção: foi comprada pela Discovery, e os novos executivos não acharam interessante ter um Batman tão idoso liderando o DCU, e na esteira do cancelamento do filme da Batgirl criaram uma nova linha narrativa que teria Ben Affleck reinstituído como Batman e estrelando uma adaptação de Crise nas Infinitas Terras para fazer um reboot nos filmes e dando de consolo para Keaton uma adaptação de Batman Beyond, a versão do futuro do herói, que treina um jovem como substituto. Para se alinhar a isso, o estúdio autorizou uma segunda leva de refilmagens, agora com Ben Affleck refazendo as cenas do Batman em Aquaman 2, o que foi flagrado por fãs visitando os estúdios num tour turístico, algum tempo atrás, em julho de 2022. Aparentemente, a ideia era Bruce Wayne alertando Arthur Cury de que havia algo envenenando os oceanos como um gancho para o filme-evento citado.
Mas então, James Gunn e Peter Safran chegaram ao comando do recém-criado DC Studios e desenvolveram outro plano… E o fiasco de The Flash só veio confirmar que o DCU seguirá uma linha totalmente nova. Portanto, não faz sentido O Reino Perdido fazer um teaser (com o Batman) de um futuro que não irá acontecer. Nem com Affleck, nem com Keaton. Um novo Batman chegará ao DCU em The Brave and the Bold sabe-se lá quando. Portanto, foi necessária uma terceira leva de refilmagens, com cenas substituindo aquelas outras.
Segundo o THR, a Warner autorizou 10 dias de refilmagens – o que é um tempo considerável para esse tipo de ação – mas tudo ocorreu tão bem que James Wan só precisou de cinco dias. Ainda assim, o orçamento de Aquaman 2 já está em 205 milhões de dólares, o que é muito alto. (The Flash só arrecadou 300 milhões para se comparar… Um filme precisa arrecadar mais do dobro do seu custo para dar lucro).

Porém, não pense que as coisas ficaram no eixo… Segundo a Variety, Aquaman e o Reino Perdido corre o sério risco de ser adiado para 2024 em consequência da greve de roteiristas e atores de Hollywood. Os sindicatos das duas categorias deflagaram a greve para renegociar cláusulas e contratos dentro dos parâmetros dos novos tempos, que envolvem novas formas de distribuição, como exibições em streaming, que acarretam novos royalties e questões sobre direito de uso de imagem e voz, tanto para efeitos especiais como CGI quanto por Inteligência Artificial. As negociações estão tensas e os artistas sindicalizados não podem trabalhar, o que impede as filmagens ou mesmo a divulgação dos filmes que estão em cartaz.
Caso seja adiado, será a terceira vez que Aquaman 2 muda sua data. Originalmente pensado para 2022, foi adiado por causa da pandemia para o início de 2023, e depois, puxado para trás para dezembro de 2023 sob a desculpa de precisar refinar seus efeitos especiais (verdade: as refilmagens com Affleck), e agora pode terminar no ano que vem.
E não é só isso, a Variety diz que vários dos filmes programados para sair mais para o fim deste ano podem ter o mesmo destino, como As Marvels (da Marvel), Napoleão com Joaquin Phoenix e o novo Jogos Vorazes.
Depois de todos os adiamentos da pandemia e as bilheterias baixas que marcam o pós-2020, esse seria mais um golpe duro para Hollywood.
Vamos aguardar…

