Enquanto a greve de roteiristas e atores sacode Hollywood, o Marvel Studios tem planos de lançar um filme dos Thunderbolts, um grupo que nas HQs da Marvel Comics tradicionalmente é formado por vilões manipulados para fazer “o bem”, num estilo muito similar ao Esquadrão Suicida da DC Comics. A versão dos cinemas, claro, segue a linha narrativa do MCU, portanto, tem várias diferenças, tanto de elenco quanto de finalidade (saiba mais sobre o grupo nas HQs neste post do HQRock e para conhecer a versão dos cinemas, veja este outro link).

Nos quadrinhos, o grupo já teve várias versões, porém, uma versão muito próxima daquela do cinema irá ganhar as páginas impressas: os Thuderbolts ganham agora uma nova revista alinhada com o elenco cinematográfico. Thunderbolts 01 irá lançar uma nova equipe liderada por Bucky Barnes (o Soldado Invernal, que agora adota o codinome Revolução/Revolution), e que reúne Viúva Negra, Viúva Branca (Yelena Belova), Agente Americano (US Agent), Guardião Vermelho, Sharon Carter (que usa o codinome Destruidora/Destroyer), Shang-Chi, e também coliderada pela Condessa Valentina Allegra De Fontaine.

É um grupo bastante próximo daquele que veremos no cinema, que traz: Soldado Invernal, Agente Americano, Yelena Belova, Guardião Vermelho, a Fantasma, A Treinadora e é liderada por Valentina Allegra De Fontaine.

A trama da nova HQ é assinada pela dupla Hivemind, nome usado por Collin Kelly e Jackson Lanzing, enquanto a arte é assumida pelo brasileiro Geraldo Borges. A imagem promocional é de Mahmud Asrar. O Hivemind dará sequência aos eventos que apresentaram em sua passagem na revista Captain America: Sentinel of Liberty, na qual criaram o Inner Circle (Círculo Interno), um grupo secreto que manipula o mal há um século e está por trás de movimentos como o nazismo e de vilões como o Caveira Vermelha.

Com Bucky Barnes conhecendo os segredos do grupo, ele se une a Valentina De Fontaine para liderar um ataque direto ao establishment sobrevivente do Inner Circle, e portanto, as maiores ameaças à paz mundial. O press release também informa que outros vilões como Rei do Crime e Doutor Destino – figuras poderosas e intocáveis – também estão na mira desses novos Thunderbolts.

Thunderbolts 01 estará disponível nas comics shops dos EUA a partir de 16 de agosto, mas não há previsão de publicação no Brasil.

***

Os Thunderbolts foram criados por Kurt Busiek e Mark Bagley em Thunderbolts 01, de 1997, como um time de vilões liderados pelo Barão Zemo cujo plano é se aproveitar da ausência dos Vingadores e do Quarteto Fantástico (que haviam sido dados como mortos em uma missão e ficaram meses desaparecidos) para fingirem serem heróis, ganharem a confiança das autoridades e, com isso, ampliarem seu poder. A revista foi um enorme sucesso na época e se manteve em publicação por muitos anos.

Os Thunderbolts originais de Busiek e Bagley.

Uma fase totalmente nova veio a partir de Thunderbolts 110, de 2006, com roteiro de Warren Ellis e arte do brasileiro Mike Deodato Jr.: Norman Osborn (o Duende Verde) assumia a liderança do grupo sob a batuta do Governo dos EUA como uma forma de “diminuir a pena” dos vilões da Marvel em missões suicidas (exatamente como o Esquadrão Suicida da DC Comics, que existia desde os anos 1980), e os roteiros sombrios de Ellis e a espetacular arte de Deodato Jr. fizeram mais sucesso ainda. Pouco tempo depois, em consequência da maxissérie Invasão Secreta, em 2008, os Thunderbolts ganharam uma variação como os Vingadores Sombrios (Dark Avengers), em uma revista própria, sob a pena de Brian Michael Bendis e a arte de novo de Deodato Jr., e também bastante sucesso.

Os Thunderbolts de Ellis e Deodato.

De lá para cá, outras versões surgiram, sempre com um elenco circulante.