O ex-membro dos Beatles, Paul McCartney, irá fazer uma turnê no Brasil este ano e ao ser entrevistado pelo jornal O Globo, terminou por falar de outro assunto ao qual foi notícia recentemente: a participação no vindouro novo disco dos Rolling Stones.

O baixista disse que por meio de uma conversa com o guitarrista Ron Wood indicou o produtor do novo álbum, e terminou sendo convidado para tocar baixo em algumas faixas.
Ao Globo, McCartney disse:
Um dia eu estava jantando com Ronnie [Wood, guitarrista dos Stones], perguntei como estavam indo as gravações, e ele me disse: “bem, às vezes, tenho que ser o mediador entre Mick [Jagger, vocalista] e Keith [Richards, guitarrista]…”. Então, falei que tinha um cara para ajudá-los: Andrew Watt, produtor com quem eu estava trabalhando. Depois até descobrimos que Mick já estava conversando com ele. E aí, um dia o Andrew me perguntou: “você gostaria de tocar baixo em algumas faixas?”
Segundo O Globo, McCartney toca o baixo em duas canções do novo disco dos Stones, já que a banda não tem um baixista oficial desde 1993, quando Bill Wyman deixou o grupo. Desde então, Darryl Jones toca com o grupo em shows e gravações como músico convidado.
Falando sobre o aceite do convite, o ex-Beatles lembrou do companheirismo e da relação de décadas com os Stones…
Eu me dei conta de que conhecia aqueles caras [os Stones] desde sempre, que tinha ido aos shows deles, e eles aos nossos, e que eu e John [Lennon, seu parceiro nos Beatles] até tínhamos feito alguns backing vocals para uma música deles. Mas nunca tinha tocado com eles, todos juntos, numa mesma sala. Então, adorei!
Beatles e Rolling Stones foram as duas bandas mais importantes dos anos 1960, mas o quarteto de Liverpool chegou ao estrelato um pouco antes, lançando seu primeiro compacto em 1962, o primeiro álbum em 1963, fazendo sucesso mundial em 1964. Os Stones lançaram seu primeiro compacto em 1963 e o álbum em 1964, naquele mesmo ano já conseguindo sucesso nos EUA depois que os Beatles abriram as portas para a Invasão Britânica, ainda que só tenham conseguido real sucesso mundial em 1965.
A imprensa (e o empresário dos Stones, Andrew Loog Oldham) alimentaram uma rivalidade entre as duas bandas, mas na verdade, John Lennon e Paul McCartney de um lado e Mick Jagger e Keith do outro sempre foram amigos e até desenvolveram várias parcerias musicais eventuais, como Lennon & McCartney escreverem o primeiro hit dos Stones (I wanna be your man), o guitarrista Brian Jones participar de duas gravações dos Beatles (Yellow submarine, de 1966, e You know my name, gravada em 1967 e lançada em 1970), Mick Jagger provavelmente cantar no coro de Baby, you’re a rich man (1967) e Lennon e McCartney cantarem no coro de We love you (1967) dos Stones. Além disso, em sua carreira solo, John Lennon fez gravações tanto com Jagger quanto com Richards.

Será muito curioso ver como o baixo melódico de McCartney se encaixa nas faixas blueseiras dos Stones.
Ademais, já foi relatado que o baterista dos Beatles, Ringo Starr, também gravou para o disco dos Stones, mas isso ainda não foi confirmado.

O novo álbum dos Rolling Stones ainda não tem título nem data de lançamento, mas é esperado para esse ano e será o primeiro disco de inéditas desde o longínquo A Bigger Bang, de 2005, embora o grupo tenha lançado alguns singles desde então, e o álbum Blue & Lonesome, em 2016, apenas com covers de Blues.
Enquanto isso, Paul McCartney trará sua nova turnê Got Back para o Brasil. A excursão iniciou em abril de 2022 nos Estados Unidos e que teve um grandíssimo momento no Festival de Glastonbury na Inglaterra em agosto do mesmo ano. Em terras tupiniquins, o ex-Beatles irá se apresentar em cinco cidades: Brasília, Belo Horizonte, São Paulo, Curitiba e Rio de Janeiro entre 30 de novembro e 16 de dezembro deste ano.
A agenda é a seguinte:
- 30/11: Brasília, Estádio Mané Garrincha
- 03/12: Belo Horizonte, Arena RMV
- 09/12: São Paulo, Allianz Parque
- 13/12: Curitiba, Estádio Couto Pereira
- 16/12: Rio de Janeiro, Maracanã
Perceba que há um bom espaçamento entre as datas. Provavelmente não é apenas para dar descanso aos 81 anos de McCartney, mas também para a abertura de possíveis shows extra caso aja maior demanda.
A venda dos ingressos inicia nesta terça-feira, dia 08 de agosto, no site da Eventim.

