Uma notícia surpreendente apareceu ontem: o Marvel Studios decidiu mudar tudo na série de TV do Demolidor, Born Again, e demitiu produtores e roteiristas e vai refazer os episódios já filmados. Segundo as notícias do The Hollywood Reporter, o estúdio aproveitou a pausa forçada da greve dos roteiristas e dos atores de Hollywood para avaliar o que tinha sido filmado e não gostou do que viu.

É dito que o programa estava estruturado como uma série procedural de tribunal e o Matt Murdock de Charlie Cox só vestia seu uniforme de Demolidor no quarto episódio. Kevin Feige, o presidente do Marvel Studios, então, decidiu demitir os roteiristas chefes da produção, Chris Ord e Matt Corman, além dos diretores da produção.

O THR diz que Feige e a Marvel vão aproveitar para reestruturar suas produções televisivas, aproximando-as do modelo padrão e criando um meio-termo com os produtos de streaming. Isso envolve desenvolver um episódio piloto e uma series bible, que é um documento guia para orientar roteiristas e diretores. Parte do que foi filmado será reaproveitado, mas agora com uma nova abordagem.

Sites de insiders aproveitaram para explorar rumores sobre o conteúdo da série, embora neste caso, com menor garantia de veracidade. De acordo com esses reportes, Matt Murdock iniciaria o programa tendo abandonado a identidade de Demolidor após ter falhado em salvar seu sócio e amigo Foggy Nelson, mas seria obrigado a vestir o Uniforme pela ação de Wilson Fisk, o Rei do Crime, que concorrerá à Prefeitura de Nova York (e provavelmente vencerá) com uma plataforma de perseguição aos vigilantes urbanos, como o Demolidor, o Justiceiro e o Homem-Aranha, que deverá ser pelo menos citado no programa, embora não seja impossível uma aparição surpresa de Tom Holland como Peter Parker. No caso do Justiceiro, é dito que Frank Castle irá atuar contra um grupo de policiais que passará a usar indevidamente seu símbolo de caveira, um tópico que mimetiza a vida real.

Contudo, provavelmente tudo diz respeito ao que a série era antes e não temos certeza se as mudanças manteriam esse direcionamento, caso os rumores dessa trama sejam verdadeiros.

Noticiado no mundo todo, essas mudanças causaram algum rebuliço na Internet, mas o ator Vincent D’Onofrio, que interpreta Fisk, respondeu a uma mensagem no Twitter comentando o tópico e minimizando as mudanças. Ele afirma que as mudanças são apenas a tentativa do estúdio em garantir a máxima qualidade possível do programa e que o procedimento de trocas de profissionais é algo corriqueiro em Hollywood e a única diferença que hoje em dia tudo é noticiado, dando às coisas uma dimensão maior do que realmente têm.

Assim esperamos…

Born Again só deve ser lançado no Disney+ em 2025 e será ligeiramente baseada na HQ de mesmo título, que no Brasil se chamou A Queda de Murdock, publicada em 1986 com roteiro de Frank Miller e arte de David Mazzucchelli. Na trama original, Wilson Fisk descobre a identidade secreta do Demolidor e usa seu poder para destruir a vida pessoal de Matt Murdock, que é quase levado à loucura até perceber que se trata de um ataque planejado.

Parte dos elementos dessa trama foram usados na terceira temporada de Daredevil na Netflix e não é claro qual o nível de continuidade existirá entre a série velha e a nova, embora provavelmente não exista, apenas uma leve referência de similaridade entre os dois mundos.