Por essa ninguém esperava… Enquanto seu próximo filme ainda irá demorar a chegar, o agente secreto 007, James Bond, ganhará uma nova história em quadrinhos escrita pelo aclamado escritor Garth Ennis, criador da agora famosa The Boys, adaptada como uma série de TV do Amazon Prime.

A HQ será publicada pela Dynamite Comics e Ennis – conhecido por seus quadrinhos violentos, irônicos e sarcásticos – revela no press release que irá explorar numa abordagem sombria e complexa de Bond, e irá mostrá-lo mais parecido com a versão dura dos livros de Ian Fleming do que com a versão glamurosa dos filmes mais famosos.

A trama da HQ irá reapresentar Bond ao público contemporâneo ao mesmo tempo em que lida com elementos familiares da franquia: na história, 007 terá que ir atrás de uma relíquia da Guerra Fria chamada Stalvoda, ou “águia de aço” em russo. É prometida a aparição de personagens coadjuvantes clássicos na trama.

Mundialmente famoso hoje em dia pela HQ The Boys, que retrata uma realidade em que super-heróis superpoderosos (inspirados na Liga da Justiça da DC Comics) se tornam fascistas e vilões, precisando ser combatidos por um grupo de humanos comuns, Garth Ennis é um dos mais celebrados escritores de quadrinhos da atualidade e membro importante do movimento da “invasão britânica” que tomou conta das HQs entre os anos 1980 e 1990. Nascido na Irlanda do Norte, em 1970, Ennis começou seu trabalho profissional na revista britânica Crisis, em 1989, e em 1990 ganhou mais notoriedade assumindo os roteiros de Juiz Dredd, o violento policial do futuro criado por John Wagner.

A notoriedade o levou à DC Comics em 1991, assumindo a revista Hellblazer, de John Constantine, dentro do selo Vertigo, ao lado do desenhista Steve Dillon, que se tornará o seu parceiro mais habitual dali em diante. Sua longa temporada inclui Hábitos Perigosos, a mais famosa das histórias do mago inglês, que seria adaptada no filme Constantine com Keanu Reeves, em 2003. Após grande sucesso e aclamação, Ennis e Dillon criaram Preacher para a Vertigo, em 1995, produzindo as 66 edições da revista. Em paralelo também escreveu The Demon/ O Demônio, baseado no personagem criado por Jack Kirby, entre 1993 e 1995, e nas suas aventuras criou The Hitman, um matador de aluguel que ganhou uma revista própria em 1996 e teve 61 edições até 2001.

Logo em seguida, foi convidado pela Marvel Comics para assumir a revista The Punisher, do Justiceiro, em 2000, reagrupando com Dillon e criando aquele que é o seu material mais popular nos quadrinhos e uma rara inserção dentro dos super-heróis. Com tramas carregadas de humor negro, suas histórias absurdamente violentas e irônicas fizeram bastante sucesso e foram alocadas dentro do selo Marvel Max para leitores adultos. Suas tramas afastaram Frank Castle do Universo Marvel tradicional, focando na luta contra famílias mafiosas e lembranças aterradoras da Guerra do Vietnã em arcos célebres como Well come back, Frank, Born e Barracuda, no que se seguiu até 2007. Além de escrever histórias pontuais do Homem-Aranha Hulk e Thor, Ennis escreveu o Motoqueiro Fantasma entre 2005 e 2007.

Em paralelo, Ennis seguiu com outras histórias na Vertigo, na Image Comics (com The Darkness) e na WildStorm (um selo da Image que depois foi comprado pela DC Comics, no qual escreveu The Authority), mas se destacou fazendo material autoral para editoras pequenas, inclusive, The Boys, sua grande sátira aos super-heróis, que começou a ser publicada pela WildStorm em 2006 e terminou assumida pela Dynamite Entertainment em 2008 e foi encerrada em 2012.

Com sua experiência em quadrinhos violentos, sombrios e de humor ácido, Ennis parece talhado para a recriação de um 007 de moral duvidosa bem típico do século XXI.

Apesar de ter surgido na literatura nos livros de Ian Fleming a partir de Cassino Royale, de 1953, e ter ficado mais famoso pela franquia que já lançou 24 filmes entre 1962 e 2021, com seis atores diferentes, na verdade, 007 já foi adaptado às HQs desde os anos 1960, tanto em tiras de jornal quanto em revista.

James Bond 01, escrita por Garth Ennis, desenhada por Raph Lobosco e com capas de Dave Johnson, pela Dynamite Comics, e chega às comics shops dos EUA em janeiro de 2024.