Na esteira da divulgação bombástica da Variety de que o Marvel Studios planeja reunir os seis Vingadores originais do cinema no encerramento de sua Fase 6, com os filmes Vingadores – A Dinastia Kang e Vingadores – Guerras Secretas, os “informantes” de Hollywood estão bastante movimentados, e segundo um deles, não apenas Robert Downey Jr. já confirmou que irá retornar ao MCU como Tony Stark/ Homem de Ferro, como Chris Evans também teria assinado a linha pontilhada para regressar como Steve Rogers/Capitão América. Será?

O usuário do Twitter MyTimeToShineHello é alguém que está sempre carregado de “novidades secretas” de Hollywood, especialmente do universo Geek, e tem alguns acertos importantes na arte de dar “furos”, e foi quem primeiro se manifestou, ainda na semana passada, dizendo que Downey Jr. já tinha assinado contrato para um retorno. E ontem ele veio à tona de novo para dizer que Evans fez o mesmo.

Não é uma informação confirmada, portanto, deve ser vista com desconfiança. Porém, em vista do contexto, com um veículo importante como a Variety – que, repetimos, não é dada a fazer especulações, mas apenas trazer notícias – dizendo aquilo, tendemos a pensar que há boas chances de ser verdade.

No MCU, Tony Stark morreu ao fim de Vingadores – Ultimato, em 2019, sacrificando sua vida para salvar o universo da ameaça de Thanos, enquanto o Capitão América se encarregou de devolver as Joias do Infinito aos seus “lugares” no tempo e no espaço; mas ao retornar, estava idoso após ficar um tempo (não sabemos quanto tempo nem onde) com seu amor do passado, Peggy Carter. Ele entregou seu escudo para Sam Wilson/ Falcão (vivido por Anthony Mack), que ergueu o escudo na série de TV Falcão e o Soldado Invernal (2021) e voltará aos cinemas em Capitão América – Admirável Mundo Novo em 2024.

Mas o destino de Steve Rogers no MCU não é certo… provavelmente, ele foi dado como morto pelo público em geral, e talvez tenha morrido mesmo. Ou vive velhinho e recluso. Não sabemos.

De qualquer modo, com a ameaça do Multiverso exposta nos filmes mais recentes (como Homem-Aranha – Sem Volta para Casa e Doutor Estranho e o Multiverso da Loucura) e detalhada nas duas temporadas da série de TV Loki (2021 e 2023), agora capitaneadas pelo vilão Kang, o conquistador (como visto em Homem-Formiga e a Vespa – Quantumania) meio que qualquer coisa é possível e um retorno do Homem de Ferro e do Capitão América são possíveis de diversas maneiras. Inclusive, com variantes e suas versões originais juntas, o que é muito provável.

Existem precedentes nos quadrinhos até para aparecerem versões malignas de um e de outro, o que seria mais um tempero na guerra contra Kang que deve explodir em A Dinastia Kang e se concluir em Guerras Secretas. Também é muito provável que ambos os filmes tragam personagens espalhados pelo multiverso, sendo a desculpa para que versões dos heróis fora do MCU apareçam nos filmes, como os X-Men da Fox (e Hugh Jackman como Wolverine é praticamente certo, pois ele já aparecerá em Deadpool 3 antes disso) e o Homem-Aranha de Tobey McGuire.

Inclusive, um rumor que surgiu esses dias apontava que, para conter Kang, será formada pela AVT (liderada por Loki?) uma versão dos Vingadores reunindo versões espalhadas pelo multiverso (o que é remanescente de uma ideia da HQ Vingadores para Sempre dos anos 1990), que teria à frente justamente o Wolverine de Hugh Jackman e o Homem-Aranha de Tobey McGuire. É possível.

Outros rumores dizem que ao fim de Guerras Secretas, o MCU ganhará um reboot que resultará na inclusão dos X-Men ao seu universo e na mudança dos atores principais para continuarem a dar vida aos Vingadores, com novas versões de Homem de Ferro, Capitão América e etc.