O mercado da música faz um esforço de retornar ao grau de normalidade pós-pandemia e num ano em que fomos visitados por Roger Waters e Paul McCartney, o rock clássico vem prometendo continuar o ritmo em 2024: além dos Rolling Stones, o guitarrista Eric Clapton deve visitar nosso país no ano que vem.

Segundo o site oficial do músico britânico, ele fará três concertos no Brasil em 2024:

  • 24 de setembro: Ligga Arena, Curitiba;
  • 26 de setembro: Jeunesse Arena, Rio de Janeiro;
  • 29 de setembro: Allianz Parque, São Paulo.

Os três concertos contarão com a abertura do também guitarrista Gary Clark Jr., um parceiro habitual de Clapton. Os ingressos começam a venda em 13 de dezembro.

A pequena turnê de Clapton no Brasil vem como uma surpresa, pois o músico vêm diminuindo suas turnês por seguidos problemas de saúde nos últimos anos. Por causa desses motivos, o guitarrista enfrentou bastante controvérsia em anos recentes, porque uma reação adversa à vacina da Covid-19, em 2020, fez com que Clapton abraçasse um discurso anti-vacina, que maculou sua reputação musical.

Eric Clapton é um guitarrista lendário, que iniciou a carreira na banda The Yardbirds, em 1963, seguindo depois para as bandas The Bluesbreakers, em 1966, Cream, em 1967 (que se tornou uma das mais famosas e importantes bandas de rock da história), o Blind Faith, em 1969, e o Derek and the Dominos, em 1970, antes de abraçar a carreira solo a partir de 1974. Ele rendeu clássicos do rock como Sunshine of your love (Cream), Presence of the Lord (Blind Faith), Layla (Derek and the Dominos) e Cocaine, Knockin’ in the heavens doors e Wonderful tonight em sua carreira solo.

Clapton já esteve no Brasil em três ocasiões: em 1990, 2001 e 2011, quando se apresentou em quatro shows. Portanto, será seu retorno ao país após quase 15 anos.