O The Hollywood Reporter foi o primeiro a noticiar ontem: o ator Jonathan Majors foi considerado culpado em seu julgamento de agressão à ex-namorada, a também atriz Grace Jabbari. Majors ocupa um lugar de destaque dentro do panorama do Marvel Studios, pois interpretava o vilão Kang, o Conquistador, planejado para ser a grande ameaça das Fases 5 e 6 do MCU, que culminarão em dois filmes dos Vingadores: A Disnatia Kang e Guerras Secretas, prometidos para 2026 e 2027, respectivamente. Mas o mesmo THR também noticiou horas depois que a Marvel prontamente demitiu o ator ao ser comunicada da condenação.

Majors e Jabbari tiveram uma briga dentro de um carro após ela ver uma mensagem comprometedora no telefone dele. O ator teria arrancado o telefone das mãos dela, o que resultou nele quebrando o dedo dela, segurando com força seu antebraço e batendo a cabeça dela. Contudo, o processo só se iniciou depois, quando Majors encontrou Jabbari inconsciente no apartamento que dividiam e chamou a polícia, e os oficiais notaram uma laceração na parte de trás da orelha dela e um dedo quebrado. Majors foi acusado de agressão pelo Estado de Nova York, e não por Jabbari, o que configurou em um processo criminal de peso maior.
Ambos envolvidos deram várias versões diferentes do que aconteceu no carro, diz o THR, mas a Promotoria seguiu o processo e, ontem, o Juri considerou Majors culpado de agressão intencional de terceiro grau e assédio grave em segundo grau. Ele foi inocentado em outras duas acusações do mesmo tipo, mas as duas condenações seriam o suficiente para ele pegar um ano de cadeia, o que não deve acontecer, pois é réu primário. A pena de Majors será definida por um Juiz no dia 06 de fevereiro de 2024.
O processo foi bastante conturbado e contra a vontade dos advogados do caso, tanto Majors quanto Jabbari divulgaram mensagens e vídeos constrangedores de sua relação ao público, cada qual defendendo seu ponto de vista. Majors estava presente na leitura do veredito, acompanhado da atual namorada, a também atriz Meagan Good (que esteve em Shazam – Fúria dos Deuses), e comunicou uma nota oficial, agradecendo o apoio da família, amigos e fãs e dizendo que irá “limpar seu nome”.

O Marvel Studios e a Disney se mantiveram em absoluto silêncio sobre o tema ao longo de todo o processo de Majors, ainda que a segunda temporada de Loki, no qual ele aparece, tenha estreado no mês de outubro, já com o caso em andamento. Com a condenação, o THR fez a comunicação oficial de que Majors está demitido e não fará mais parte do MCU.
O jornal ainda endossa os rumores de que essa condenação pode implicar na mudança dos planos do estúdio, boatos que vêm correndo há algum tempo e que o HQRock já comentou em outras ocasiões (veja aqui e aqui, por exemplo). Uma das questões seria deixar de lado o personagem Kang, o Conquistador em prol de outro poderoso vilão do Universo Marvel, sendo o Doutor Destino, que pretensamente estrearia no filme do Quarteto Fantástico, a aposta mais recorrente.
Todavia, o Marvel Studios pode seguir o caminho mais fácil de simplesmente substituir o ator, com outra pessoa assumindo o papel de Kang daqui em diante. Essa possibilidade apenas esbarra nos constantes rumores – reforçados pelo THR – de que a Marvel irá até mudar o título de A Dinastia Kang, com o jornal dizendo que o filme é referido agora apenas como Vingadores 5 nos corredores da Disney.
Apesar de confirmar a notícia da demissão ao THR, a Marvel ainda deve emitir um comunicado oficial nos próximos dias, mas o esclarecimento de quais são seus planos futuros devem demorar alguns meses ainda para serem revelados.
Jonathan Majors tem 34 anos e nasceu na Califórnia. Ele chamou a atenção de Hollywood em Creed III e estrelou a série de terror Lovecratf County, antes de aparecer no papel Daquele que Permanece na primeira temporada de Loki e, ainda com maior destaque, no filme Homem-Formiga e a Vespa – Quantumania, na qual o vilão aparece em toda a sua glória, voltando a participar da segunda temporada de Loki. O plano era que Kang continuasse a manipular o Multiverso criando uma grande crise na realidade, expressa em filmes como o vindouro Deadpool 3, que teria o desenvolvimento em Vingadores – A Dinastia Kang e concluiria a narrativa atual do MCU em Vingadores – Guerras Secretas, em 2027.

Nos quadrinhos, Kang, o Conquistador foi criado por Stan Lee e Jack Kirby como uma das primeiras ameaças enfrentadas pelos Vingadores, em Avengers 08, de 1964. Viajante do tempo, Kang é um estrategista brilhante e amante da complexidade do conflito, usando uma armadura com tecnologia avançada do século 40, que é de onde ele vem. Ele é um dos principais vilões do time (e possui duas poderosas variantes: Immortus, sua versão mais velha, dúbia e manipuladora, e o Faraó Rama-Tut, sua versão mais jovem e impulsiva) e é responsável por algumas das mais célebres aventuras da equipe nos quadrinhos.

