Uma cópia original em ótimo estado de conservação de Amazing Spider-Man 01 foi vendida por US$ 1,3 milhões num leilão da Heritage Auctions, nos Estados Unidos, no dia 11 de janeiro passado. A revista é a primeira publicação própria do Homem-Aranha e originalmente publicada em março de 1963.

A revista vendida tem nota 9,8 no CGC (que vai de 0 a 10), um índice de conservação altíssimo para uma revistinha em papel jornal com mais de 60 anos de idade! Para se ter uma ideia, só são conhecidas duas cópias de Amazing Spider-Man com CGC 9,8 e esta é a primeira a ir à venda.
Todavia, Amazing Spider-Man 01 não é a primeira revista do Homem-Aranha: o personagem estreou sete meses antes em Amazing Fantasy 15, de agosto de 1962, como uma das histórias de uma revista de antologia, ou seja, que publicava histórias diversas. Stan Lee e Steve Ditko fizeram a história e, embora Amazing Fantasy tenha sido cancelada naquele mesmo número, a edição foi um estouro de vendas. Então, a Marvel decidiu continuar as aventuras de Peter Parker, lançando sua revista própria, Amazing Spider-Man, com a mesma dupla criadora. Com duas histórias, Amazing Spider-Man 01 traz, portanto, a segunda e a terceira aventura do herói. Uma cópia de Amazing Fantasy 15 foi vendida por 3,6 milhões de dólares em 2021.

A importância de Amazing Spider-Man 01 é não somente pelo início da revista própria do herói – que continua sendo publicada mensalmente até hoje (!) – mas também porque foi um passo avançado na ideia da Marvel ter um universo integrado de personagens: o Quarteto Fantástico (então, os personagens mais populares da editora) aparecem na capa e numa das histórias da revista, mostrando que todos eles habitavam o mesmo universo.
A Heritage Auctions diz que a revista faz parte de uma rica coleção privada de quadrinhos antigos que inclui Avengers 01 (CGC 9,4), outra Amazing Spider-Man 01 (com CGC 9,6), X-Men 01 (CGC 9,8) e Tales of Suspense 57 (CGC 9,9), edição com a aventura do Homem de Ferro no qual o Gavião Arqueiro aparece pela primeira vez, todas datadas do ano de 1963. Isso quer dizer que algumas dessas revistas podem ir a leilão nos meses ou anos próximos. Não se surpreenda se aquela estreia dos mutantes vier à venda na época de lançamento do próximo longametragem dos personagens pelo Marvel Studios, por exemplo.

