Neste domingo, 04 de fevereiro de 2024, ocorreu em Los Angeles, a festa do Grammy, que premia as melhores produções fonográficas na visão da Recording Academy, a associação de gravadoras dos Estados Unidos. Entre os agraciados deste ano, nomes clássicos como Beatles e David Bowie foram celebrados, ao lado de Metallica, Paramore e o novato Boygenius, enquanto a roqueira brasileira Rita Lee recebeu uma menção in memorian na seção da festa dedicada àqueles (muitos) que partiram no ano passado.

Os Beatles receberam o Grammy de Melhor Videoclipe pela canção I’m only sleeping, originária do álbum Revolver, de 1966. O clipe foi criado no ano passado como parte da divulgação de relançamento do álbum com uma nova mixagem criada com a nova tecnologia de separação de sons. O vídeo foi dirigido por Em Cooper e é montado a partir de 1.300 pinturas a óleo em um efeito impressionante.

Já David Bowie foi lembrado na categoria Melhor Filme Musical, com Moonage Daydream, que resgata a carreira ao vivo do camaleão do rock por meio de imagens inéditas e efeitos visuais. Ainda no campo retrospectivo, o Depeche Mode ganhou Melhor Remixagem por Wagging tongue (Wet Leg Remix).
Já nas categorias mais tradicionais – no campo relativo ao rock, que é o que nos interessa, claro – o Metallica venceu em Melhor Performance de Metal por 72 seasons, vencendo Slipknot e Ghost.

Melhor álbum de rock foi para This is Why do Paramore, que se tornou a primeira banda de rock liderada por uma mulher a vencer tal prêmio. Cantoras solo de rock já tinham levado o prêmio – especialmente nos anos 1990, com Alanis Morrissette e Sheryl Crow (duas vezes) – mas nunca uma banda. O Paramore ainda levou outro prêmio: Melhor Performance de Música Alternativa pela faixa-título do mesmo álbum, vencendo Body paint do Arctic Monkeys e Cool about it do Boygenius. Curiosamente, o Paramore está em um momento indefinido da carreira, com seu contrato com a gravadora encerrado, o cancelamento do show no Loolapallooza e até o sumiço de suas redes sociais.
A Melhor Performance de rock foi para Not strong enough do Boygenius, que venceu de Sculptures of anything goes do Arctic Monkeys, Rescued do Foo Fighters e Lux aeterna do Metallica. A Melhor Canção de Rock também foi para Not strong enough do Boygenius, que superou Angry dos Rolling Stones (que pena!), Rescued do Foo Fighters e Emotion sickness do Queen of Stone Age. O Boygenius também levou Melhor Álbum de Música Alternativa, por The Record, vencendo The Car do Arctic Monkeys e Cracker Island do Gorillaz.

A “rainha do rock brasileiro” Rita Lee foi lembrada na festa: sua imagem apareceu na seção in memorian em meio à lista dos artistas musicais que faleceram em 2023. A cantora e compositora é conhecida internacionalmente por ter feito parte dos Mutantes, entre 1968 e 1972, banda que é queridinha entre os alternativos estrangeiros, ainda que sua carreira solo também tenha fãs mundo afora, como a cantora Amy Lee do Evanescence. A cantora brasileira Astrud Gilberto, que fez sua carreira essencialmente nos EUA também foi lembrada na mesma ocasião.
Existem muitas críticas ao Grammy, por ser um prêmio quase autocentrado nos Estados Unidos e com uma premiação pouca diversificada entre os ganhadores, sendo muito comum a vinculação sucesso-prêmio mais do que por qualidades artísticas intrínsecas.

