Uma boa notícia para os fãs de quadrinhos… As editoras Marvel Comics e DC Comics uniram suas forças e vão republicar os históricos crossovers entre as duas empresas. Como são HQs que envolvem ambas, só são publicadas mediante acordos sazonais e já faz um bom tempo que a maioria desses encontros especiais está fora de catálogo. Assim, os leitores poderão (re)ler os encontros entre Superman e Homem-Aranha, Batman e Capitão América, Demolidor e Batman, X-Men e Novos Titãs, Justiceiro e Batman e até Darkseid e Galactus! O pacote inclui até o breve universo compartilhado de ambas as editoras, com personagens que eram as misturas de heróis de cada editora, e por isso, chamado justamente Amalgama, assim como a bombástica série DC versus Marvel.

Serão dois volumes dos maciços Omnibus dedicados ao material. O primeiro será DC versus Marvel Omnibus, que trará Batman/Captain America, Batman/Daredevil, Batman-Punisher: Lake of Fire, Batman/Spider-Manm Daredevil/Batman, DC Special Series, Darkseid vs. Galactus: The Hunger, Green Lantern/Silver Surfer: Unholy Alliances, Incredible Hulk vs. Superman, Uncanny X-Men and New Teen Titans, Marvel treasury Edition 28, Punisher-Batman: Deadly Knights, Silver Surfer/Superman, Spider-Man and Batman, Superman vs. The Amazing Spider-Man e Superman/Fantastic Four. Essas HQs foram publicadas entre o fim dos anos 1970 e o início dos anos 2000.

Ainda que não estejam presentes todos os crossovers entre as duas editoras, o volume traz pelo menos os mais célebres, com uma exceção célebre da qual falaremos a seguir. Mas aqui há Superman vs. The Amazing Spider-Man, que foi o primeiro de todos esses crossovers, um megaevento lançado em 1976, com roteiro de Gerry Conway e arte de Ross Andru, além de colaborações de John Romita e Neal Adams, bem como a interessante Batman/Captain America, escrita e desenhada por John Byrne, que situa o encontro desses dois heróis nos tempos da II Guerra Mundial, ou o interessantíssimo encontro entre os X-Men e Novos Titãs, escrito por Chris Claremont e desenhado por Walt Simonson, talvez, a mais artística e inteligente dentre todas essas histórias, sem esquecer da saborosa Incredible Hulk vs. Superman, escrita por Roger Stern e desenhada por Steve Rude, com seu ar nostálgico e roteiro inteligente.

A ausência célebre é a sensacional Avengers/ Justice League, uma minissérie em 4 partes escrita por Kurt Busiek e desenhada por George Perez, que é uma das poucas, dentre essas histórias, que se esforça para que o confronto entre os heróis faça sentido, e tem uma qualidade excepcional de texto e arte. Ela não está presente porque foi republicada recentemente em uma edição limitada especial para ajudar o artista George Perez, antes de seu falecimento.

O segundo volume é focado especialmente numa fase dos anos 1990, mais especificamente em 1996, quando em meio à maior crise da história recente do mercado de HQs, Marvel e DC uniram as forças para produzir um megaevento em conjunto e aquecer as vendas. O resultado foi a minissérie DC versus Marvel, em quatro episódios dos heróis das duas editoras se enfrentando em batalhas cujo resultado fora decidido por meio de votação dos fãs, e que rendeu o desdobramento do breve Amalgam Universe, um conjunto de histórias – a maioria de má qualidade, para ser honesto – misturando heróis de ambas as editoras, como Dark Claw (mistura de Wolverine e Batman), Iron Lantern (Homem de Ferro e Lanterna Verde), Super-Soldier (Capitão América e Superman) ou Spider-Boy (Homem-Aranha e Superboy).

Ambos os volumes Omnibus estão disponíveis nas comic-shops dos EUA a partir de 06 de agosto próximo. Quem sabe, com essas republicações, esse material também seja republicado no Brasil via Panini Comics?