Na última quarta-feira, dia 21 de fevereiro, a marca de guitarras Gibson inaugurou um espaço especial em Londres, na Inglaterra, a Gibson Garage, com a presença de três guitarristas especiais: Jimmy Page (Led Zeppelin), Tony Iommi (Black Sabbath) e Brian May (Queen). Na ocasião, a marca anunciou uma nova linha de guitarras com réplicas dos modelos de Page e que May trabalhará com exclusividade com a marca.

Mais importante, foi o lançamento de uma nova linha custom com réplicas das famosas guitarras usadas por Jimmy Page no Led Zeppelin que serão lançadas para o público. A primeira delas a sair será a Gibson EDS-1275 a famosa guitarra double neck, que o músico usava ao vivo nos anos 1970 para tocar a canção Stairway to heaven, um dos maiores clássicos de Zeppelin. Os técnicos da Gibson foram na casa do guitarrista para medir e analisar a guitarra em todos os seus detalhes, especialmente na parte elétrica, para recriar o famoso modelo que o músico ainda detém até os dias de hoje. Com dois braços acoplados no corpo aumentado de uma Gibson Standart ou SG, o instrumento combinava uma guitarra comum de 6 cordas num braço e outra de 12 cordas no outro.

Os outros dois modelos não foram revelados, mas as apostas é que serão as duas Gibson Les Paul que o músico usou em sua carreira: dois modelos datados de 1959, mas com diferenças na estrutura de captação.

O outro anúncio do evento vem como uma surpresa, com Brian May, do Queen, firmando uma parceria com a marca. Isso é curioso, pois May, ao contrário de Page e Iommi – que sempre usaram preferencialmente guitarras Gibson (Page a Les Paul e Iommi a SG) -, se notabilizou em sua carreira usando uma guitarra chamada de Red Special que foi fabricada por ele mesmo ao lado de seu pai. Nos dias de hoje, ele mantém a Brian May Guitars, que fabrica réplicas da Red Special por meio de uma fábrica na Coreia do Sul.

O que pode vir da parceria de May com a Gibson? Será que a gigante dos instrumentos vai assumir a produção da criação do músico do Queen?

