As filmagens de Thunderbolts começaram esta semana e, com isso, a onda de rumores sobre o filme e a trama e os boatos de hoje falam sobre quem serão os lideres do grupo e de onde vem o nome da equipe. E eles implicam uma menor conexão com Capitão América – Admirável Mundo Novo do que se esperava!

Para começar, sempre se teorizou que o nome Thunderbolts da equipe no MCU seria derivado do General Thaddeus Ross, porque nas HQs ele é chamado de Thunderbolt Ross, por causa de seu temperamento enérgico. Mas apesar de ser um perseguidor implacável dos super-heróis em sua versão MCU, ele nunca foi apresentado com um temperamento “enérgico” na interpretação do ator William Hurt, que viveu o general nos filmes O Incrível Hulk e Capitão América – Guerra Civil, além de pontas em Vingadores – Guerra Infinita e Ultimato e em Viúva Negra. Hurt faleceu há alguns anos e foi substituído por Harrison Ford, que estreia o personagem em Admirável Mundo Novo.

Harrison Ford (esq.) substitui o falecido William Hurt (dor.) como o general Ross.

Essa conexão Ross-Thunderbolts fez muita gente supor que o filme da nova equipe de anti-heróis e renegados seria um tipo de sequência de Capitão América 4, inclusive, porque boa parte de sua ambientação é tirada diretamente no universo específico do sentinela da liberdade, como as participações de Bucky Barnes/Soldado Invernal e do Agente Americano (vistos pela última vez na série de TV do Disney+ Falcão e o Soldado Invernal), além do colateral Guardião Vermelho, que é a versão soviética do Capitão América.

Todavia, esse não é o caso segundo as fontes do @CanWeGetToast. Segundo eles, Ross não terá participação ou menção em Thunderbolts e o nome da equipe surgirá como uma piada em relação ao time de futebol infantil de Yelena Belova, a nova Viúva Negra de Florence Pugh.

Outro insider de Hollywood – este ainda mais confiável – Daniel Richtman, corrobora com essas informações e ainda adiciona que, ao contrário da nova versão das HQs lançada pela Marvel para surfar na onda do filme, os Thunderbolts do cinema não serão liderados pelo Soldado Invernal, mas a liderança caberá à dupla Viúva Negra e Agente Americano, e que estes dois mais Valentina Allegra de Fontaine e Fantasma serão o quarteto principal do filme, o que é algo surpreendente, pois todos esperavam que o personagem de Sebastian Stan estivesse no centro.

Bom, veremos. São rumores e temos que tratar tudo com cerca desconfiança.

De qualquer modo, Val Fontaine também surgiu em Falcão e o Soldado Invernal e, desde então, vem aparecendo em cenas pós-créditos como parte de algum plano maior, ao passo que parte do elenco de Thunderbolts advém do filme da Viúva Negra – Belova, Guardião Vermelho, Taskmaster – e Ghost vem de Homem-Formiga e a Vespa.

Ao que tudo indica, pelos rumores, os Thunderbolts serão a nova “equipe oficial” de defesa, já que os Vingadores não existem mais (depois de Ultimato) e serão reunidos por anti-heróis, mercenários e criminosos para uma missão suicida – sim, no estilo de Esquadrão Suicida da DC – contra uma ameaça poderosa, que ao que tudo indica, será o Sentinela. (Isso implica que alguns membros do elenco podem morrer na trama… se prepare!).

Sentinela: obra ímpar de Paul Jenkins.

Nas HQs, o Sentinela é Robert Reynolds, um homem comum que é infectado por uma tentativa de recriação do soro do supersoldado (que criou o Capitão América na II Guerra Mundial) e termina se transformando num ser poderosíssimo, superforte, capaz de voar e soltar rajadas de energia, e que ainda sofre de um tipo de esquizofrenia que gera uma segunda entidade, o Vácuo, um “ser” de energia negra capaz de assumir qualquer forma e com grande poder de destruição.

É muito poder para vir do soro do supersoldado – afinal, o Capitão América é apenas muito forte e ágil – e o cinema deve dar outra origem aos poderes do Sentinela, talvez envolvendo o Tesseract, alguma energia residual da Manopla do Infinito de Thanos ou mesmo algo herdado dos Celestiais que apareceram em Os Eternos.

Não custa lembrar que um dos rumores sobre Capitão América – Admirável Mundo Novo diz, justamente, que a grande ameaça do filme é o vilão Líder tentando liberar Tiamut, um Celestial adormecido que está enterrado escondido na Terra. Seria essa a ligação possível entre aquele filme e Thunderbolts? Os dois insiders citados aqui dizem que não! Então, restam outros caminhos para o Sentinela.

Falando naquele que “detém o poder de mil sóis explodindo”, o herói-vilão seria vivido por Steve Yeun, mas este se desligou da produção e foi substituído por Lewis Pullman. Também deixou o filme a atriz Geraldine Viswanathan, que foi substituída por Ayo Edebiri em um papel não revelado. Ambos os casos, “oficialmente”, foram por problemas de agenda, pois as filmagens foram substancialmente adiadas por causa da greve dos roteiristas e dos atores de Hollywood do ano passado.

Capitão América – Admirável Mundo Novo e Thunderbolts serão os primeiros filmes do MCU em uma nova temporada, já sofrendo as modificações adotadas pela Disney depois dos revezes causados pelas baixas bilheterias dos últimos anos e a decisão de focar em menos material com mais qualidade. Por causa disso, o primeiro (que oficialmente encerrou as gravações antes da greve) está passando atualmente por maciças refilmagens, ao passo que Thunderbolts, já sabemos, também passou por intensas reescritas do roteiro. O primeiro chega aos cinemas em 14 de fevereiro de 2025 e o segundo em 02 de maio do mesmo ano.