Hoje, dia bissexto, 29 de fevereiro, se iniciou a filmagem do novo filme do homem de aço e o diretor James Gunn publicou a notícia de que o novo título do filme é apenas Superman e ainda revelou oficialmente o logo do herói, que é claramente baseado naquele da HQ O Reino do Amanhã.
O diretor também diz que o fato das filmagens começarem no dia do aniversário do Superman não foi planejado e foi uma grande coincidência. Veja a publicação do diretor:
O logo do “S” bastante estilizado – parecendo mais um “/” – já tinha sido “adiantado” pela atriz Isabella Merced em uma foto de bastidores alguns dias atrás, durante uma leitura de roteiro com o elenco. Mas faltava a confirmação final. Resolvida a questão do símbolo, agora os fãs se ocuparão em saber se o uniforme do homem de aço terá ou não a sunga vermelha, algo que deve ser revelado em breve, pois com o início das filmagens, é bem provável que Gunn e a DC revelem logo o visual do herói antes que isso seja feito por vazamentos de imagens dos sets ou por paparazzis, da mesma forma que eles fizeram lá atrás em 2012 com as gravações da encarnação anterior do herói, em O Homem de Aço.
Ainda sobre o “S”, o design de O Reino do Amanhã fez vários veículos de imprensa afirmarem que pelo menos o tom e tema da histórica HQ servirão de inspiração para a primeira fase do novo DCU, que é intitulado Deuses e Monstros. Escrita por Mark Waid e pintada a óleo por Alex Ross, a história mostrava um futuro sombrio para a DC Comics, na qual após o Coringa conseguir matar Lois Lane e o staff do Planeta Diário, o Superman se isolou do mundo, em sua Fortaleza da Solidão. Sem a liderança do homem do amanhã, os demais heróis foram ficando cada vez mais sombrios e violentos e, com a passagem do tempo, os filhos dos heróis e dos vilões passaram a se confrontar pelas cidades numa série de batalhas sem sentido, pois nem importava mais quem era “vilão” ou “herói”, apenas o “esporte” de lutarem uns contra os outros, sem levar em consideração os danos e as mortes de inocentes.
Tudo isso culmina em um dos novos “heróis”, Magoth, terminar provocando sem querer uma explosão nuclear que destrói todo o sul dos Estados Unidos, o celeiro do país, o que antevê uma crise econômica e uma catástrofe humanitária, incluindo fome, sem precedentes no país.
Ao ser provocado por isso pela Mulher-Maravilha, Superman faz um retorno triunfal e reúne alguns de seus velhos asseclas para deter essa nova geração de metahumanos, mas influenciado pela personalidade raivosa que Diana se tornou, o homem de aço termina assumindo uma postura fascista, prendendo todos em uma prisão especial fora de qualquer jurisdição terrestre. Curiosamente, o Batman se recusa a participar disso e reúne um outro grupo de velhos heróis para fazer resistência ao Superman e seus amigos.

Tudo piora com a intervenção de Lex Luthor, que usa o Capitão Marvel/ Shazam sob o seu domínio mental para manter algum tipo de controle sobre a situação, até que eclode um conflito letal entre o homem de aço e o mortal mais poderoso do mundo.
O Reino do Amanhã foi uma das histórias mais importantes da DC Comics nos anos 1990, ainda que não seja canônica (pois se passa no futuro) e serviu como um manifesto de Waid e Ross contra os excessos da Era Sombria que dominava as HQs da época e sua trama influenciou profundamente os anos seguintes da DC, mas também da Marvel (cuja famosa Guerra Civil, que virou até filme, é inteiramente derivada das linhas gerais desta).
Mas o que toda essa trama e sua ambientação diz respeito ao novo DCU? Será que a emergência dos metahumanos será o pano de fundo de Superman? É bem possível: uma população aterrorizada pelos super-heróis que surgiram e uma figura como Lex Luthor ganhando projeção como alguém que faz oposição a eles (o que deve ser corroborado por Amanda Waller, também). Talvez com o homem de aço comprovando suas boas ações ao deter a ameaça principal do filme, que muitos apostam ser Brainiac. Uma ambientação ligeiramente similar àquela do início de Os Novos 52 (o reboot das HQs da DC de 2011), especialmente na revista Action Comics de Grant Morrison e Rags Morales.
E para aqueles que estão se perguntando… sim, 29 de fevereiro é a data oficial do aniversário do Superman. O fato se iniciou quando uma história dos anos 1960 mencionava (sem determinar quando) o aniversário de Clark Kent, no que um fã perguntou sobre o tema na seção de cartas e foi respondido pelo editor E. Nelson Bridwell em World’s Finest Comics 164, de 1966, (a revista que trazia as aventuras conjuntas do Superman e Batman) que dizia (em tom de piada) que o herói se mantinha jovem porque nascera em 29 de fevereiro e só fazia aniversário de quatro em quatro anos, ressaltando que ele nascera em um dia em Krypton que correspondia a 29 de fevereiro.
A piada pegou e os fãs passaram a considerar essa data como “oficial”, até que a própria DC Comics colocou tal data no seu calendário de 1976, mas a data entrou mesmo no cânone ao ser citada explicitamente em Superman Annual 11, no verão de 1985, na célebre história de Alan Moore e Dave Gibbons (a mesma dupla de Watchmen), Para o homem que tem tudo…, um dos maiores clássicos do homem de aço. Não muito depois, quando a revista Time publicou uma capa (com a arte de John Byrne) em homenagem aos 50 anos de publicação do herói, em 1988, também considerou a data bissexta.
Todavia, como as coisas nos quadrinhos são fluidas, outras datas já apareceram em outras histórias, como o dia 18 de junho, como foi revelado na história de Superman 263, de 1973, como o dia no qual Jonathan e Martha Kent celebravam o aniversário de Clark – pois como ele foi “adotado” (encontrado numa nave espacial), não sabiam qual era sua real data de nascimento.
Apesar de trazer a data de capa do mês de junho, a revista Action Comics 01 (a primeira aparição do personagem) foi publicada – dizem os historiadores – em 18 de abril de 1938, daí, que muitos fãs e artistas usam esta data como o aniversário do Superman.
Na popular série de TV Smallville, o aniversário de Clark Kent é celebrado em 03 de maio de 1987, como é indicado na Certidão de Adoção dele exibida no episódio Calling da segunda temporada, e a data é confirmada em Oracle da temporada 5.
Superman tem estreia prevista para 11 de julho de 2025. Dirigido e escrito por James Gunn (Guardiões da Galáxia), o elenco traz: David Corenswet (Clark Kent/Superman), Kate Brosnahan (Lois Lane), Nicholas Hoult (Lex Luthor), Skyler Gisondo (Jimmy Olsen), Isabella Merced (Mulher-Gavião), Nathan Fillion (Lanterna Verde Guy Gardner), Edi Gathegi (Sr. Incrível), Anthony Garrigan (Metamorfo), Maria Gabriela de Faria (Angela Spica/ Engenheira), Sara Sampaio (Eve Teschmacher), dentre outros.

