A Marvel bem que tentou esconder, mas apesar de seu ótimo histórico em manter segredos, desta vez não deu: vazou em definitivo que Capitão América – Admirável Mundo Novo trará Harrison Ford como o Hulk Vermelho. Após uma série de imagens fidedignas terem vazado nas últimas semanas, não dá mais para negar, e a informação ganha ares de oficiais, agora.

O novo Falcão, Ruth, o novo Capitão América em duas versões, Cascavel e o Hulk Vermelho no McLanche Feliz brasileiro.

Há apenas algumas semanas havia vazado a foto de um kit de McLanche Feliz (aqui do Brasil!!!!!) que mostrava o Hulk Vermelho entre os (muitos) personagens do filme. E agora, uma arte conceitual, daquelas usadas em brinquedos, veio à tona. Esta parece ser da mesma linha que já tinha revelado os visuais do vilão Líder e do novo Falcão.

Imagem revelada no Twitter.

Claro, como o HQRock já tinha sinalizado há muito tempo atrás, a própria contratação de um ator do primeiríssimo escalão como Harrison Ford já era um indicativo de que teríamos o Hulk Vermelho no filme, e agora, tudo se confirma. Para quem ainda não sabe, Ford viverá o general Thaddeus Ross em substituição ao ator William Hurt, que o interpretou em O Incrível Hulk, Capitão América – Guerra Civil, Vingadores – Guerra Infinita, Vingadores – Ultimato e Viúva Negra, e faleceu em 2022.

Foto oficial do presidente Ross com Sam Wilson no novo filme.

Nas HQs, o eterno rival – quase vilão – do Hulk, se transforma em uma versão vermelha do golias verde, e após anos de oposição aos super-heróis, terminou até virando um, sendo inclusive, membro dos Vingadores. No cinema, a trama deve ser ligeiramente distinta, e não apenas pelo fato de Ross ocupar a cadeira da presidência dos Estados Unidos.

Pelo o que podemos entender até agora, é provável que a transformação de Ross no Hulk Vermelho se dê como uma jogada do vilão Líder contra o Capitão América de Sam Wilson (Anthony Mackie), e eu não duvidaria que, inclusive, o personagem morresse no final. Afinal, Harrison Ford não é o tipo de ator que gosta de se prender a uma franquia, como sua participação em Star Wars deixa bem claro.

Quem é o Hulk Vermelho?

Nas HQs, o Hulk Vermelho surgiu como um personagem misterioso e um terrível oponente ao Hulk. Criado pelo editor-chefe da Marvel Joe Quesada ao lado do roteirista Jeph Loeb e do desenhista Ed McGuiness, estreou no arco de Hulk (vol. 2) 01 a 06, de 2008, nas quais ninguém sabia quem era sua identidade secreta, e foi um sucesso de vendas, ainda que com grandes críticas. O vilão vermelho apareceu com estardalhaço, como uma versão maligna, sem freios morais e extremamente inteligente do Hulk e, de cara, matou outros oponentes lendários, como o Wendigo e o Abominável, antes de ser derrotado pelo gigante de jade ao lado de Thor.

Depois, o Hulk Vermelho conseguiu roubar os poderes cósmicos do Surfista Prateado e se unir a Terrax para matar uma série de personagens, como Namor, o príncipe submarino e o Doutor Estranho, antes de ser parado por Galactus, que desfez as mortes, entre Hulk (vol. 2) 10 a 12, de 2009. Em seguida, foi introduzida uma nova Mulher-Hulk Vermelha a partir de Hulk (vol. 2) 14 e foi revelado que o mostro escarlate fora criado pela organização terrorista Intelligencia, liderada por MODOK (outro oponente do Hulk).

A história Falls of the Hulk: Gamma chegou a mostrar que o Hulk Vermelho “matou” o general Thaddeus Ross, o que era um embuste da Intelligencia, então, finalmente, o vilão é revelado como sendo Ross em Hulk 22, de 2010, durante o arco World War Hulks, que mostra que, tal qual acontecia com Banner, ele não era totalmente consciente das ações de seu alter-ego monstruoso. Em seguida, ficou claro que a Mulher-Hulk Vermelha era sua filha, Betty Ross.

Depois disso, uma intervenção de Bruce Banner deu a Ross mais controle sobre o Hulk Vermelho, e o militar terminou como membro dos Vingadores por um período no arco das Joias do Infinito, em 2011, e no megaevento O Próprio Medo (Fear Itself).

Capitão América – Admirável Mundo Novo trará a estreia de Harrison Ford como o general Ross, agora, ocupando o cargo de presidente dos EUA (ele já tinha sido o secretário de defesa), e veremos sua transformação no Hulk Vermelho, o que deve ser o motivo do personagem não mais ostentar seu típico bigode. (Nas HQs, para manter o segredo de sua identidade, a Marvel adotou a absurda tática de Ross ter um bigode e o Hulk Vermelho, não).

Mas até agora não há nenhuma notícia de que Ford irá retornar para outro filme do Marvel Studios, então, fiquemos ligados no que significa a sequência dos eventos deste filme para Thunderbolts, que virá depois.

Captain America – Brave New World foi filmado no ano passado, mas passa atualmente por extensas refilmagens para o lançamento em 14 de fevereiro de 2025. O longa é dirigido por Julius Onah e tem roteiro de Julius Onah, Malcolm Spellman e Dalan Mussom, enquanto que as refilmagens são escritas por Matthew Orton.