De acordo com a Ultimate Classic Rock, o violão de 12 cordas Framus Hootenanny de John Lennon foi vendido a um preço recorde num leilão, atingindo a bagatela de US$ 2,9 milhões, o que (segundo a Forbes Brasil) dá algo em torno de R$ 14 milhões!
O violão foi vendido num leilão de relíquias do rock promovido pela Julien’s Auctions no Hard Rock Café de Nova York e o martelo foi batido na terça-feira, dia 29, por exatos 2.857.500 dólares a um vendedor anônimo por telefone. A expectativa do leiloeiro era atingir o preço de 800 mil dólares! Esta foi a guitarra mais cara já vendida relacionada tematicamente aos Beatles. O recordista anterior foi outro violão de Lennon: o Gibson J-160E que ele usou no início da carreira, que atingiu 2,4 milhões em 2015 depois de passar 50 desaparecido, pois fora roubado do equipamento da banda em 1963.

O Framus Hootenanny de 12 cordas também era considerado perdido há 50 anos, pois historiadores e colecionadores haviam perdido o rastro do instrumento desde o fim dos anos 1960. John Lennon usou seu Hootenanny por pouco tempo, ao longo do ano de 1965, mas foi o suficiente para gravar faixas clássicas com ele: Help!, You got to hide your love away, I’ve just seen a face, It’s only love (todas no álbum Help!) e Girl e Norwegian wood (no álbum Rubber Soul), ambos lançados naquele ano.
O violão tem status icônico não apenas pelo registro das canções, mas também porque aparece no videoclipe de You got to hide your love away, que está no filme Help!.
No ano seguinte, Lennon deu o Hootenanny de presente ao cantor Gordon Weller, da dupla Peter & Gordon, um duo pop que fez sucesso na época, e que inclusive, chegou ao topo das paradas com canções de Lennon & McCartney. A história conhecida terminava aí e, mais tarde, se descobriu que Weller não era mais proprietário do instrumento e seu paradeiro era desconhecido.

Apenas recentemente, se descobriu que um dos empresários da dupla de cantores tinha ficado com o violão e, simplesmente, o guardou em seu sótão, por onde ficou parado por 50 anos! Ao ser encontrado, o instrumento foi encaminhado à Julien’s, que contratou uma consultoria para averiguar a autenticidade do Hootenanny, que foi validado pelo especialista Andy Babiuk, o maior especialista em instrumentos dos Beatles, e autor do livro The Beatles Gears, que descreve o equipamento que banda usou em toda a sua carreira. Foi confirmado não apenas pelo número de série 51083, mas também vários padrões na madeira e marcas de uso. O especialista até conseguiu salvar o case original do violão, que o proprietário de então decidira jogar no lixo!
O comunicado da Julien’s ainda informa que, por ter ficado acondicionado dentro do case por 50 anos, mas longe da umidade, o instrumento estava em perfeito estado de conservação e Babiuk até tocou o violão, que revelou a beleza de seu timbre e o match perfeito com a sonoridade de faixas como Help! e You got to hide your love away.
O Hootenanny é o segundo instrumento perdido dos Beatles encontrado recentemente, depois do baixo Hofner 5001S de Paul McCartney, que o músico usara nas primeiras gravações da banda e no lendário Show do Telhado, em 1969, e que fora roubado no início dos anos 1970. Mas o baixo foi devolvido a McCartney, que não deve ter intenções de vendê-lo.
Apesar do recorde em relação aos Beatles, a guitarra mais cara já vendida é outro violão: o Martin D-18 de Kurt Cobain, que o músico usou no MTV Unplugged do Nirvana, em 1993, poucos meses antes do guitarrista cometer suicídio. O instrumento foi vendido em um leilão em 2020 e atingiu 6 milhões de dólares, o que dá algo como 31 milhões de reais.

