Após uma longuíssima e angustiante espera, os fãs poderão ver em breve a (re)estreia do homem sem medo na TV com Demolidor – Renascido, nova série do Marvel Studios que será exibido no streaming do Disney+. Retomando a narrativa iniciada dez anos atrás na série sobre Matt Murdock produzida na Netflix, o novo programa promete mudar a abordagem da Marvel sobre seus produtos para a televisão ou streaming. É o que disse o próprio presidente da Marvel Television, Brad Winderbaum ao Entertainment Weekly.

À revista, o executivo disse:
[Demolidor é] 100% uma série de múltiplas temporadas. Não sei quantas temporadas terá. Isto é realmente uma questão sobre a Marvel Television em geral, mas eu acho que é muito importante que nós façamos séries que durem múltiplas temporadas, que saiam com frequência anual, que as pessoas possam se envolver… aquele sentimento quase como de festas de fim de ano, e que vira um evento quando uma nova temporada chega.
Nossa primeira leva de séries – e algumas delas foram realmente muito boas – tinha um estilo de minissérie, o que deu a elas uma sensação de serem filmes de longa duração que tinham que se cruzar com filmes que sairiam nos cinemas e se conectar de uma forma significante.
A minha visão é voltar a uma forma de exibição mais confortável, mais relacionável… [um tipo de] investimento em personagens ao longo de um período de tempo mais longo, a tradicional forma de narrativa televisiva. Eu espero que, ao longo dos próximos anos, vejamos frutos disso.
A mensagem de Winderbaum é clara: séries como WandaVision, Falcão e o Soldado Invernal, Ms. Marvel e Invasão Secreta serviam mais ao MCU, como complementos e pontes entre filmes do que qualquer outra coisa, e a abordagem não funcionou, com muitos programas mal recebidos pelo público. As duas temporadas de Loki talvez sejam o que mais se aproxima de uma abordagem tradicional da TV, mas ainda assim, tinham a missão de construir uma base para A Saga do Multiverso, que embala os filmes do estúdio em sua fase atual.
O que o executivo propõe, em sua fala, é a abordagem tradicional da TV: séries com um bom número de episódios que são lançadas através de temporadas anuais.

A bem da verdade, Demolidor – Renascido foi pensada no novo modelo da Marvel, que é o tradicional da TV, como uma temporada de 18 episódios, porém, o direcionamento do programa mudou após a greve dos roteiristas e atores de Hollywood, que deu ao estúdio a oportunidade de assistir o material gravado e refletir sobre o que estava sendo feito, ao mesmo tempo em que a Marvel percebeu que os dois astros do programa, Charlie Cox (Matt Murdock) e Vincent D’Onofrio (Wilson Fisk), não estavam satisfeito com a história que estava sendo contada. A Marvel aproveitou, então, e mudou o direcionamento do programa, trocando a equipe criativa e criando um novo produto que é, basicamente, uma sequência das três temporadas exibidas na Netflix na década passada, ao passo que a primeira versão seria um reboot de leve.
O custo da mudança foi transformar uma temporada de 18 episódios em uma temporada de apenas 9 capítulos, bem mais parecida com o estilo “minissérie” que a Marvel adota junto ao Disney+ (geralmente, séries com 6 capítulos), porém, já está praticamente confirmada uma nova leva de outros 9 episódios que seria a temporada 2 de Renascido.

Dario Scardapane, o showrunner da nova série, que assumiu após a mudança de rumo pós-greve, diz ao mesmo Entertainment Weekly que a temporada 2 será basicamente a sequência do que veremos em breve, e não uma divisão tradicional entre temporada 1 e 2 como se vê nas séries.
Nós temos algum material novo vindo aí. Essa [nova] temporada é mesmo a Parte 2 da temporada 1, então, nos permite ir a lugares maiores e diferentes.
Ou seja, ainda demorará um tempinho para a Marvel conseguir implementar seu plano de criar uma série nos moldes tradicionais da televisão americana.
O material da temporada 1 trará um novo vilão chamado Muse (Muso, em português) que segundo Scardapane “deixará consequências que se estendem além” do que veremos quando do lançamento. Quer dizer, a história prosseguirá para a futura temporada 2. E o produtor fala um pouco mais sobre o vilão:
[Muso] é um personagem sombrio. Haverá episódios sombrios, com certeza. Eu poderia alertar às pessoas a estarem com a mente aberta para vários gatinhos, porque Muso é um serial killer. Ele não é um cara legal sob nenhuma perspectiva. mas algumas das consequências que deixará serão interessantes e assustadoras.

Pelo o que se sabe da história, além do Demolidor, Rei do Crime e Muso, teremos participações especiais do Justiceiro e outro vigilante urbano, o Tigre Branco. Na trama, após alguns anos do que vimos no programa da Netflix, Wilson Fisk se torna o prefeito de Nova York enquanto Matt Murdock deixou sua carreira de vigilante urbano de lado, mas a campanha de Fisk contra esses vigilantes colocará os dois velhos inimigos de novo em uma rota de colisão.
Além de Charlie Cox e Vincent D’Onofrio, o programa traz de volta Deborah Ann Woll (Karen Page), Elden Henson (Franklin “Foggy” Nelson), Ayelet Zurer (Vanessa Fisk) e Jon Bernthal (Frank Castle/ Justiceiro), juntos a Margarita Levieva, Zabryna Guevara, Nikki James, Genneya Walton, Arty Froushan, Clark Johnson e Michael Gandolfini. Demolidor – Renascido estreia no Disney+ em 04 de março de 2025.

