Uma das notícias mais aguardadas do mundo da música, e do rock em particular, foi confirmada no ano passado: o retorno da banda britânica Oasis! Os irmãos Noel e Liam Gallagher confirmaram, em 27 de agosto de 2024, que iriam retomar o grupo e realizar uma turnê mundial, começando na Inglaterra natal, passando pelos EUA e vindo inclusive ao Brasil. E desde então, a grande questão que ficou na mente dos fãs foi: quem seriam os músicos que acompanhariam os líderes-irmãos?

A resposta foi dada nesta quinta-feira, dia 13. Além de Liam Gallagher (vocais) e Noel Gallagher (guitarra e vocais), a nova versão do Oasis terá Gem Archer e Paul Arthurs nas guitarras, Andy Bell no baixo e Joey Waronker na bateria. A formação agradou bastante os fãs, pois representa, em sua maior parte, uma síntese da história da banda: Arthurs (também conhecido como Bonehead) é um dos membros originais do Oasis, um dos fundadores do grupo, que participou dos três primeiros álbuns, mais uma coleção de Lados Bs; Archer foi seu substituto, a partir de 2001, ao lado do baixista Bell, que participaram da metade final da carreira da banda até o seu fim, em 2009. Ademais, Archer e Bell também contribuíram como compositores, unindo esforços ao lado dos irmãos Gallagher. A única novidade é o baterista Waronker, que não fez parte do grupo, mas já tocou ao lado de R.E.M. e Roger Waters.
O interessante desse line-up é que a banda terá três guitarristas pela primeira vez, embora Bonehead é bastante versátil e pode, ocasionalmente, assumir pianos, teclados ou baixo.

A turnê da volta começa em 04 de julho em Cardiff, no País de Gales, e prossegue pelo Reino Unido com 17 concertos, incluindo cinco shows no Heaton Park de Manchester, a cidade-natal dos irmãos, e outras cinco apresentações no Wembley Stadium, em Londres, encerrando em Dublin, na Irlanda, em 17 de agosto. Daí, o grupo vai para a América do Norte, com shows no Canadá, EUA e México, entre 24 de agosto e 13 de setembro, voltando para mais dois shows em Londres, nos dias 27 e 28 de setembro. Depois de uma pequena pausa, o Oasis segue para shows na Coreia do Sul, Japão e Austrália, a partir de 21 de outubro, e chega na América do Sul em 15 de novembro, para shows na Argentina, Chile e encerrando a turnê no Brasil, com concertos no MorumBIS, em São Paulo, em 22 e 23 de novembro.
Já foi anunciado que toda a turnê será filmada para gerar um documentário, produzido e roteirizado por Steven Knight (o criador de Peaky Blinders), com direção de Dylan Southern e Will Lovelace, produção da Magna Studios e distribuição pela Sony Music Vision.
O Oasis se formou em Manchester, na Inglaterra, em 1991, e lançou seu primeiro single em 1994, rapidamente se tornando a banda independente de maior sucesso do país, cujo primeiro álbum, Definitely Maybe (1994) se tornou um fenômeno de vendas e deu início ao movimento do Britpop, quando bandas britânicas voltaram ao destaque mundial, e com o segundo álbum, (What’s the Story) Morning Glory? (1995) vendendo mais de 20 milhões de cópias no mundo inteiro. Com a carreira marcada por excessos e muitas brigas públicas entre os irmãos Gallagher, a banda mudou de formação algumas vezes e encerrou as atividades horas antes de um show em Paris, em 28 de agosto de 2009. Desde então, cada um dos Gallagher seguiu sua carreira e continuaram trocando farpas pela imprensa e pelas redes sociais, de modo que uma reunião parecia muito improvável.

