Há alguns anos atrás uma megafusão entre a Warner Bros. e a Discovery criou a gigante do entretenimento Warner Bros. Discovery, que além dos estúdios cinematográficos da Warner e a rede de TV Discovery incluía a nossa querida DC Comics e seu braço cinematográfico, o DC Studios. Pois hoje a empresa divulgou que pretende separar as duas empresas como maneira de se tornar mais eficiente, separando novamente as seções da Warner e da Discovery.

Logo da Warner Bros.

Nada coincidentemente, a notícia veio logo em seguida à negativa da empresa de aumentar o salário do CEO do conglomerado, David Zaslav, que assumiu a administração da empreitada após a fusão.

David Zaslav, o atual CEO da Warner Bros. Discovery.

Assim, a empresa decidiu se dividir em duas: a Warner Bros. Streaming & Studios e a Warner Bros. Global Networks. Note que ambas novas empresas usarão a bandeira da Warner, com o nome Discovery desaparecendo do título da companhia.

Warner Bros. Streaming & Studios manterá a parte mais ligada à rica herança cultural da Warner, com Warner Bros. Pictures, Warner Bros. Television, Warner Bros. Games, HBO, HBO Max e, claro, DC Comics e DC Studios, que continuarão sob a supervisão do CEO David Zaslav.

Warner Bros. Global Networks será a representante da parte da Discovery, com empresas mais ligadas à TV, com Discovery Channel, o streaming Discovery+, Bleacher Report, mas adicionando propriedades que eram parte da Warner, como CNN, TNT e TNT Sports, que ficarão sob a liderança do CEO Gunnar Wiedenfels, que antes era o diretor financeiro da (agora antiga) Warner Bros. Discovery.

Não é claro ainda qual será o impacto disso na produção da Warner e seus produtos, mas haverá algumas consequências quanto aos streamings que ficarão separados entre o acervo da Warner e Discovery e os investimentos devidos.

A movimentação corporativa denota uma tentativa da Warner em encontrar um caminho. A empresa fora vendida ao grupo telefônico AT&T em 2016 e se fundiu com a Discovery em 2022. São muitas mudanças recentes para um grupo que aparenta ser tão sólido, tendo a DC e as franquias Harry Potter e Matrix em suas mãos, dentre outras.