No dia 03 de agosto último foi inaugurada uma bela peça escultória em homenagem ao Superman e seus criadores, Jerry Siegel e Joe Shuster, na cidade de Cleveland, no Estado de Ohio, nos Estados Unidos. Foi nessa cidade que a dupla criou o homem de aço no fim da década de 1930, publicando o personagem na revista Action Comics 01, de junho de 1938.


O conjunto de estátuas é uma iniciativa da The Jerry Siegel and Joe Shuster Society (associação que cuida da memória dos artistas) e do Comitê de Arte da cidade. A peça custou US$ 2,2 milhões, que foram arrecadados por meio de doações à Society. Batizada de The Superman Tribute Plaza, a intervenção traz uma estátua de três metros do homem de aço “voando” sobre um pedestal de seis metros de altura, assistido pelos criadores Siegel e Shuster e a esposa do primeiro, Joanne Carter, modelo que foi a inspiração para Lois Lane, contendo ainda uma cabine telefônica com as roupas largadas de Clark Kent e placas de sinalização com informações sobre o personageme suas origens, fica defronte o Huntington Convention Center, na esquina da Ontario Street com St. Clair Avenue, no centro da cidade.

Concebida e executada ao longo de 20 anos, a estátua foi uma iniciativa da Siegel and Shuster Society, na figura de Howard “Hutch” Stoller, que buscou ajuda de David Deming, então presidente do Instituto de Arte de Cleveland, que foi o designer da instalação. Deming criou uma representação inovadora do personagem, representando o Superman voando em vez de estático, como é mais comum.

Ao Cleveland.com, Deming afirmou:
Eu pensei que essas outras [estátuas] eram feiamente estáticas. É sempre o Superman parado, com os pés separados, as maos nos quadris e a capa abaixada atrás dele. Então, [representar o Superman] voando se tornou a escolha.
O artista ainda optou por outra coisa incomum: em vez do tradicional bronze, a estátua foi modelada em aço afinal, Clark Kent é “o homem de aço”.

Estavam na cerimônia de inauguração a filha de Siegel e Carter, a jornalista Laura Siegel Larson, que venceu um processo contra a Warner Bros., proprietária da DC Comics, e hoje detém direitos parciais sobre o Superman e sua origem; o também jornalista Mike Sangiacomo (entusiasta da campanha para que a cidade de Cleveland seja reconhecida como a terra do Superman, começando pelo bairro de Glenville, onde Siegel e Shuster viveram quando jovens); e Gary Kaplan, presidente da Siegel and Shuster Society, e primo de segundo grau de Siegel.


