Na quarta-feira passada, dia 01 de outubro, o The Who realizou o último concerto de sua turnê The Song is Over, na Acrisure Arena, em Thousand Palms, na Califórnia, nos Estados Unidos, e o guitarrista Pete Townshend anunciou à plateia ao final que aquele era o último show da banda em sua história. Um fim de uma trajetória lendária de 60 anos como uma das bandas mais importantes da história do rock.
Ao final de uma performance acústica de Tea & theatre, ao lado do vocalista Roger Daltrey (a dupla compõe o The Who atual), Townshend disse ao público:
Eu suponho, vocês sabem, que isto é um adeus. Pelo o que sabemos até agora, o que conhecemos como The Who, isto é adeus. O que Roger e eu faremos a seguir… quem sabe? Se durarmos o suficiente, tenho certeza de que faremos todo o tipo de coisa. Faremos material juntos, estou certo de que compartilharemos algum material, todo o tipo de coisas. Mas para este tipo de coisa, é adeus! Vocês foram os últimos!

O discurso pareceu enfatizar que a dupla não fará mais shows como The Who, ainda que não seja impossível que trabalhem juntos em canções no futuro. Daltrey e especialmente Townshend já vêm falando sobre o fim das atividades do grupo já há algum tempo e em vista de ambos estarem chegando aos 80 anos de idade, isso não é exatamente uma surpresa.
Por outro lado, o fim do grupo já foi anunciado outras vezes… portanto, precisamos esperar pelo futuro.
No entanto, de qualquer modo, é um momento de reflexão sobre o que pode ser o fim de uma das mais explosivas forças criativas do rock clássico, uma banda de importância seminal nos anos 1960 e 70 com sua sonoridade pesada e agressiva, suas canções dinâmicas e suas letras inteligentes sobre situações fora do comum.

O The Who surgiu em 1964 em Londres pela união de Pete Townshend (guitarra e composições), Roger Daltrey (vocais), John Entwistle (baixo) e Keith Moon (bateria), a banda fez bastante sucesso com seu som pesado, guitarras cheias de distorção, vocais rascantes, baixo melodioso e a bateria maníaca de Moon, em hits como My generation, I can’t explain, The seeker, Baba O”Riley, Won’t get fooled again etc. Inicialmente de sucesso mais restrito à Grã-Bretanha, o grupo atingiu o sucesso mundial com a ópera rock Tommy (1969) e seu apogeu artístico com Who’s Next (1971), e Moon terminou morrendo de uma overdose de remédios com álcool em 1978, embora a banda tenha prosseguido com Kenney Jones em seu lugar. Após uma pausa em 1982, o grupo começou a se reunir ocasionalmente para turnês celebrativas, até que começaram uma fase semi-integral de concertos a partir de 1996, quando incorporaram Zak Starkey como seu baterista, o que prosseguiu mesmo após a morte de Entwistle em 2002, de ataque cardíaco, a partir de quando o The Who ficou oficialmente reduzido a uma dupla, com Daltrey e Townshend, que chegaram a lançar dois álbuns inéditos (Endless Wire, 2006; Who, 2020).
A turnê The Song is Over: The North American Farewell Tour foi anunciada em 08 de maio de 2025, como sua turnê de despedida, e ocorreu a partir de agosto nos EUA e Canadá, encerrando com a noite citada.

