Na sexta-feira passada, dia 05 de dezembro, a Warner Bros. Discovery anunciou que a Netflix foi a vencedora do “leilão” pela compra de sua parcela de cinema, streaming e criação de conteúdo, contudo, a história não terminou… Hoje, a Paramount Skydance fez uma oferta hostil para a aquisição do conglomerado e isso movimentou a imprensa e Wall Street, com a Warner rendendo mais 7% nas ações de hoje após a nova oferta.
A WBD foi disputada por Paramount, Netflix e Comcast (dona do grupo Universal) e duas rodadas de negociações ocorreram nos meses de outubro e novembro, com a Netflix dando o lance mais alto com uma cota de US$ 28 por ação, o que dá aproximadamente, algo entre 72 e 83 bilhões de dólares! Contudo, a Paramount não se deu por vencida e hoje apresentou o que é chamado de oferta hostil: uma proposta maior do que a vencedora (de 108 bilhões!!!!), mas que em vez de direcionada ao Conselho Diretor da Warner foi passada diretamente aos acionistas, como uma forma de pressionar para que os acionista exijam uma revisão do negócio, numa jogada que, no extremo, pode resultar até na queda do Conselho Diretor.
Também no extremo, o lance demonstra o valor de mercado da WBD, e por isso, as ações subiram nas bolsas de valores, numa alta de 7%.
O CEO da Paramount, David Ellison (filho do bilionário Larry Ellison) criticou a decisão do Conselho Diretor da WBD e defendeu que os acionistas merecem um negócio melhor. A aquisição pela Paramount é vista com bons olhos pela administração de Donald Trump, pois os Ellison são seus aliados, e há uma sensação no mercado de que o Governo dos EUA pode tentar “melar” a fusão das empresas em favor da Paramount, manipulando a Lei Anti-Truste, por exemplo. Esses comentários são tão fortes que, ontem, a Netflix veio a público dizer que não percebeu antipatia do governo na possibilidade de compra da WBD nas reuniões de negócio que tiveram com a equipe de Trump.
Depois das notícias de hoje, o CEO da Netflix, Ted Sarandos, tentou acalmar os ânimos, fazendo um pronunciamento oficial para dizer que a jogada da Paramount era esperada, mas que a Netflix está satisfeita com o negócio, que a aquisição é uma forma de garantir empregos na área de entretenimento e que está confiante de que a negociação irá se concluir tal qual planejado.
Resta-nos esperar o desenvolvimento dessa nova novela.

