Fechando um ano de boas notícias para o homem de aço, Superman, o primeiro filme do novo DCU dirigido por James Gunn, foi eleito o melhor filme do ano pela revista britânica Total Film, uma das grandes referências da cobertura de cinema na imprensa. É algo realmente surpreendente, pois o longa estrelado por David Corenswet bate concorrentes de peso como Pecadores ou Uma Batalha Após a Outra.

A Total Film disponibilizou a lista dos 25 melhores filmes – também disponível na versão eletrônica do site Games Radar – em uma série de textos curtos para cada um deles, pelo editor Jordan Farley, mas também há uma resenha mais detalhada de Superman, escrita por George Marston.

A lista dos 25 melhores filmes equilibra obras mais “artísticas”, como Pecadores, Uma Batalha Após a Outra ou A Longa Marcha, com outros mais vinculados à cultura pop, como A Hora do Mal, Predador – Terras Selvagens e Frankenstein, sem esquecer de incluir, no mesmo combo, alguns desenhos animados, como Guerreiras do KPop, Demon Slayer – Castelo Infinito ou Chainsaw Man – The Movie.

A lista surpreendeu com a inclusão de alguns filmes que não esperaríamos ter sido tão bem alocados pela crítica, como o caso de Thunderbolts*, que ficou na 21ª posição, ainda à frente de Quarteto Fantástico – Primeiros Passos, que foi bem mais aclamado pela crítica na época do lançamento, mas aqui encerrou a lista, no 25º lugar.

Voltando ao Superman, é importante frisar que o longa arrecadou US$ 612 milhões nas bilheterias mundiais (um resultado considerado muito bom no contexto atual de diminuição forte das arrecadações) e teve a melhor estreia no streaming da HBO Max desde Barbie e ainda ocupou o 2ª lugar do ranking dos streamings em geral. Até uma revista rara do homem de aço foi vendida como a HQ mais cara de todos os tempos recentemente, mostrando que o último filho de Krypton está novamente em alta! Até uma estátua especial o herói ganhou este ano, em homenagem a ele e seus criadores, Jerry Siegel e Joe Shuster.

Com o trailer recém-lançado (ontem) de Supergirl e o anúncio de que Superman terá uma sequência chegando aos cinemas em 2027 com The Man of Tomorrow, na qual o herói será forçado a unir forças com o vilão Lex Luthor – provavelmente contra a ameaça de Brainiac – é realmente algo a comemorar.

Esperamos apenas que a disputa da Paramount pela compra da Warner pela Netflix não atrapalhem os planos de longo prazo do DCU…

Aproveite o fim de ano para conhecer Todos os Filmes do Superman, neste Dossiê especial do HQRock.