A banda de rock nacional Barão Vermelho anunciou esses dias que irá realizar uma turnê comemorativa de reencontro com sua formação original, trazendo de volta os ex-membros Roberto Frejat e Dé Palmeira, que já estão afastados do grupo há muitos anos. A turnê Pro Mundo Inteiro Acordar já tem datas no Rio de Janeiro e São Paulo e deve percorrer o Brasil em 2026.

Para isso, a formação atual da banda – Maurício Barros (teclados), Gutto Goffi (bateria), Fernando Magalhães (guitarra) e Rodrigo Suricato (vocais e guitarra) – dará uma pausa para a retomada do que foi a formação original do grupo, no sentido de que é o quarteto de músicos que fundou a banda lá atrás, no ano de 1981, na cidade do Rio de Janeiro. Assim, Barros e Goffi se reúnem a Frejat e Dé, que iniciaram essa aventura há mais de 40 anos atrás.

Barão Vermelho (com Cazuza no centro): rock pesado no Rio de Janeiro.

O Barão Vermelho, porém, se tornou completo com a adesão do vocalista Cazuza, ainda antes de seu primeiro show e o quinteto estreou com um disco homônimo em 1982, chamando a atenção gradualmente, especialmente nas composições da dupla Cazuza & Frejat (embora Barros, Dé e Goffi também escrevessem), lançando três discos e coroando sua trajetória com um show histórico no Rock In Rio, em 1985. Pouco tempo depois, quando ensaiavam para o quarto álbum, Cazuza decidiu sair da banda e se lançou em carreira solo, fazendo bastante sucesso.

O Barão, contudo, prosseguiu, com Frejat assumindo os vocais e ganhando a adesão do segundo guitarrista Fernando Magalhães para dar mais liberdade ao outro na liderança de palco. O baixista Dé deixou a banda em 1990. Frejat continuou liderando o grupo com sua voz e composições até 2017, quando decidiu se dedicar exclusivamente à carreira solo, que havia iniciado uma década antes em paralelo.

A formação corrente, com Rodrigo Suricato.

O comunicado oficial da banda diz que Barão Vermelho Encontro: Pro Mundo Inteiro Acordar será uma turnê no estilo da dos Titãs que reuniu todos os seus ex-membros para uma série vitoriosa de concertos, mas como um projeto pontual, com a formação corrente do grupo continuando depois do evento. No caso do Barão, também é algo temporário e, depois, Frejat e Dé continuarão seus projetos pessoais, enquanto o grupo se reunirá com Suricato para gravar um novo álbum.

Os dois concertos já agendados serão: no Rio de Janeiro, na Farmasi Arena, em 30 de abril, e em São Paulo, no Allianz Parque, em 23 de maio, com vendas pela Eventim.