
Há anos George Lucas anuncia que fará uma série de TV com atores ambientada no universo de Star Wars, mais especificamente, entre os Episódios III e IV, ou seja, entre as trilogias clássica e moderna.
A boa notícia é que o diretor-produtor informou que já tem 50 horas de roteiros aprovados da trama, o que deve equivaler a mais de duas temporadas completas! Não há previsão de início das filmagens e o maior produtor independente do mundo avisa que está aguardando o surgimento de uma nova tecnologia que vai “revolucionar” o aspecto das séries de TV. O que será que ele está tramando?
Na trilogia original – Guerra nas Estrelas Episódio IV – Uma Nova Esperança (1977), Guerra nas Estrelas Episódio V – O Império Contra-Ataca (1980), Guerra nas Estrelas Episódio VI – O Retorno de Jedi (1983) – Lucas revolucionou o cinema com os cenários gigantescos pintados, as maquetes com cidades e naves colossoais, os efeitos físicos de naves voando e explodindo no espaço sideral e o clássico visual dos sabres de luz feitos simplesmente com uma fotografia saturada e o som de um velho transmissor de rádio.

Na trilogia moderna – Star Wars Episódio I – A Ameaça Fantasma (1999), Star Wars Episódio II – O Ataque dos Clones (2002) e Star Wars Episódio III – A Vingança dos Sith (2005) – embora a qualidade tenha sido considerada menor, Lucas ampliou a níveis inéditos o uso de imagens digitais e de efeitos visuais construídos no computador, como naves, cenários e criaturas.
O produtor espera também revolucionar a TV com sua nova série.
No fim do Episódio III, vemos o Cavaleiro Jedi Anakin Skywalker, aquele cuja profecia dizia que traria equilíbrio à Força (uma energia que dá poderes especiais aos Jedi), termina por ceder ao Lado Negro da Força, transformando-se em um Lorde Sith e adotando o nome de Darth Vader. De poder maior do que a maioria dos Jedi, Anakin Skywalker/Darth Vader elemina quase todos os Jedi que estão no Conselho da Ordem e ajuda o Senador Palpatine a destruir à República Intergalática e estabelecer um Império.

No início do Episódio IV, o filho de Anakin, Luke Skywalker, vive como fazendeiro em um planeta isolado, mas se vê de repente envolvido na luta da Aliança Rebelde contra o Império, e descobre que um velho conhecido de sua família, um eremita chamado Obi-Wan Kenobi, é na verdade um Cavaleiro Jedi, membro da Aliança e que lutou nas famosas Guerras Clônicas. Logo, Luke descobre que seu falecido pai foi um grande piloto e também um Cavaleiro Jedi, “morto” por Darth Vader.

A trama da futura série de TV live action mostraria a formação da Aliança Rebelde, a partir dos poucos Cavaleiros Jedi que sobreviveram ao ataque ao Conselho e aos membros separatistas do novo Império. Além disso, Lucas promete não se concentrar nos personagens principais das duas trilogias, e sim, em personagens secundários e/ou novos.
Atualmente, há uma série de TV em desenho animado dentro desse universo, chamado de Star Wars – Clone Wars que se passa nas Guerras Clônicas, ou seja, entre os Episódios II e III.

