A capa da primeira edição digital da 11ª temporada de Smallville em quadrinhos.

Há algum tempo, o HQRock anunciou que a série de TV Smallville – que mostrou as aventuras de Clark Kent antes dele se tornar o Superman e se encerrou após 10 Temporadas em maio de 2011 – ganharia uma 11ª temporada no formato de um livro, escrito por Bryan Q. Miller, um dos principais roteiristas da série e também o responsável pela continuidade e edição dos textos do programa. (Leia aqui).

Parece que a DC Entertainment mudou os planos e transferiu o projeto para uma série de quadrinhos. Hoje a empresa anunciou oficialmente o lançamento da 11ª Temporada de Smallville por meio de uma série de quadrinhos digitais, que serão lançados a partir de 13 de abril de 2012 e continuarão por meio de capítulos semanais.

O material também será coletado em quadrinhos convencionais, em papel, que serão lançados em 16 de maio, na época em que o seriado completa um ano de seu final.

Smallville veio até aqui. E depois?

Os quadrinhos serão mesmo escritos por Bryan Q. Miller (que também já escreveu as aventuras da Batgirl antes do reboot cronológico e editorial da DC Comics) e terão artes de Pere Perez e capas de Cat Staggs. Ao lado, a primeira delas. Repare que, ao contrário do uniforme mostrado no último episódio da série, o visual do Superman está mais voltado ao do próximo filme.

O anúncio também informa o elenco que, além de Clark Kent – imediatamente após se tornar o Superman – terá Lois Lane, Chloe Sullivan, Oliver Queen (o Arqueiro Verde), Lex Luthor e mais. Fala-se em “luthors” e “lanes”, o que pode trazer o Gen. Sam Lane e também membros da família Luthor, embora neste caso, todos tenham morrido na série, à exceção do maior vilão do Superman.

Para saber mais sobre Smallville leia a resenha do HQRock sobre os melhores momentos da série (aqui) e a comparação dos personagens da TV com os dos quadrinhos (aqui).

Smallville já teve livros e quadrinhos relacionados a seu universo ficcional antes. Quando foi lançada, em 2001, ganhou uma série de romances juvenis, alguns escritos por nomes consagrados dos quadrinhos, como Roger Stern e Alan Grant; bem como uma revista em quadrinhos bimestral, que durou cerca de dois anos.

Enquanto isso, o Superman terá o reinício de sua franquia nos cinemas em 2013 com Superman – O Homem de Aço, estrelado por Henry Cavill (de The Tudors e Imortais).