O Universo Marvel pode mudar em breve?

Luz amarela ligada. São apenas especulações, mas no reino dos boatos virtuais, “onde há fumaça, há fogo”.

Há meses alguns rumores isolados vêm surgindo envolvendo a Marvel Comics. Já teve boato, por exemplo, de que a Casa das Ideias estaria preparando um reboot cronológico nos mesmos moldes da Distinta Concorrente, que balançou o mercado no ano passado.

Joe Quesada: chefe criativo da Marvel.

E muito embora não dê para se ter nenhuma ideia para além do horizonte próximo – no qual dois “grandes eventos” estão em curso, X-Men Vs. Avengers e Spider-Man: Ends of the Earth – dá para notar que há algo maior ainda se formulando nos bastidores.

Ontem, o ex-Editor-Chefe da Marvel e, agora, Publisher da editora, Joe Quesada, anunciou no twitter que a casa iria revolucionar o mercado de quadrinhos.

Um pouco mais para trás, quando leu comentários na internet de que, após deixar as revistas dos Vingadores (ao qual cuida desde 2004), conforme já anunciado, o escritor Brian Michael Bendis iria “se mudar” para as revistas dos X-Men, o próprio autor escreveu no seu twitter, de maneira até agressiva, que o que iria fazer era “muito mais do que isso”.

Jonathan Hickman.

Hoje, a Marvel anunciou que o escritor Jonathan Hickman vai deixar as revistas do Quarteto Fantástico, que escreve desde 2009. Em soma a isso, já há algum tempo há rumores de que o escritor Matt Fraction também vai sair da revista do Homem de Ferro, ao qual recebeu vários prêmios desde 2009.

Isso é muito estranho. Se tudo for verdade, ter Brian Michael Bendis, Jonathan Hickman e Matt Fraction saindo de suas revistas ao mesmo tempo é sinal de algo muito, mas muito grande mesmo em vista.

Os três são os arquitetos do Universo Marvel dos últimos anos, só faltando nesse seleto clube o escritor Ed Brubaker, que cuida da revista do Capitão América desde 2004.

Matt Fraction.

De maneira informal, esses escritores formam um tipo de comitê dentro da editora, que define os rumos editoriais e cronológicos, além de serem estreitos colaboradores com a produção dos filmes da casa, por meio do Marvel Studios.

Como não há sinal nenhum de que os três irão sair da Marvel – algo realmente muito improvável no momento – é de se pensar que estão envolvidos em algum evento misterioso.

E com as declarações de Joe Quesada… É esperar por algo grande para os próximos dias.