
Luz amarela ligada. São apenas especulações, mas no reino dos boatos virtuais, “onde há fumaça, há fogo”.
Há meses alguns rumores isolados vêm surgindo envolvendo a Marvel Comics. Já teve boato, por exemplo, de que a Casa das Ideias estaria preparando um reboot cronológico nos mesmos moldes da Distinta Concorrente, que balançou o mercado no ano passado.

E muito embora não dê para se ter nenhuma ideia para além do horizonte próximo – no qual dois “grandes eventos” estão em curso, X-Men Vs. Avengers e Spider-Man: Ends of the Earth – dá para notar que há algo maior ainda se formulando nos bastidores.
Ontem, o ex-Editor-Chefe da Marvel e, agora, Publisher da editora, Joe Quesada, anunciou no twitter que a casa iria revolucionar o mercado de quadrinhos.
Um pouco mais para trás, quando leu comentários na internet de que, após deixar as revistas dos Vingadores (ao qual cuida desde 2004), conforme já anunciado, o escritor Brian Michael Bendis iria “se mudar” para as revistas dos X-Men, o próprio autor escreveu no seu twitter, de maneira até agressiva, que o que iria fazer era “muito mais do que isso”.

Hoje, a Marvel anunciou que o escritor Jonathan Hickman vai deixar as revistas do Quarteto Fantástico, que escreve desde 2009. Em soma a isso, já há algum tempo há rumores de que o escritor Matt Fraction também vai sair da revista do Homem de Ferro, ao qual recebeu vários prêmios desde 2009.
Isso é muito estranho. Se tudo for verdade, ter Brian Michael Bendis, Jonathan Hickman e Matt Fraction saindo de suas revistas ao mesmo tempo é sinal de algo muito, mas muito grande mesmo em vista.
Os três são os arquitetos do Universo Marvel dos últimos anos, só faltando nesse seleto clube o escritor Ed Brubaker, que cuida da revista do Capitão América desde 2004.

De maneira informal, esses escritores formam um tipo de comitê dentro da editora, que define os rumos editoriais e cronológicos, além de serem estreitos colaboradores com a produção dos filmes da casa, por meio do Marvel Studios.
Como não há sinal nenhum de que os três irão sair da Marvel – algo realmente muito improvável no momento – é de se pensar que estão envolvidos em algum evento misterioso.
E com as declarações de Joe Quesada… É esperar por algo grande para os próximos dias.

