As filmagens de The Wolverine, filme que dá prosseguimento a saga do herói mutante mais famoso da Marvel Comics, membro dos X-Men e adaptado aos cinemas pela 20th Century Fox, estão prestes a começar. As câmeras serão ligadas em agosto na Austrália, terra-natal do astro Hugh Jackman. O ator – que encarna o personagem desde 2000, em X-Men – O Filme e já o representou em quatro longametragens (mais uma ponta em outro) – já está no país, como preparação para o papel, especialmente no aspecto físico.

Wolverine por Hugh Jackman.

O filme tem o desafio de ser melhor do que o antecessor, X-Men Origens – Wolverine, de 2009, que, apesar de uma boa premissa, não foi tão bem executado e não agradou público e crítica. Por isso, chegou a se falar que The Wolverine seria um reboot, ou seja, um reinício da cinessérie solo do personagem.

Porém, o diretor James Mangold diz que não é para tanto, embora prometa algumas mudanças e uma produção mais intensa do que as anteriores. Em entrevista à MTV, ele disse:

Acho que não estamos fazendo um reboot, mas estamos indo muito além do que já foi feito e estamos encontrando uma forma de fazer isso da maneira mais original possível. Acho que o filme está em um momento mais intensodo o que já foi visto. Nesse sentido, estamos examinando o visual e tudo mais sob esse prisma. Isso afetará tudo, da estrutura muscular [de Wolverine] ao seu visual.

Wolverine vs. Samurai de Prata na arte de Paul Smith.

The Wolverine adaptará o arco de histórias Dívida de Honra, atualmente conhecido como Eu, Wolverine, que é considerada a melhor história do personagem e foi publicada em 1982 como uma minissérie escrita por Chris Claremont e desenhada por Frank Miller. Na trama original, o mutante vai ao Japão em busca de sua paixão, Lady Mariko Yashida. Mas descobre que a moça é filha do maior gangster do país, alguém que não irá aceitar ver a filha se enamorar com um ocidental selvagem como ele, obrigando o canadense a combatê-lo ao mesmo tempo em que precisa provar sua honra.

Já foi anunciado que o personagem Samurai de Prata – primo de Mariko e herdeiro “legitimo” do clã Yashida – será o vilão do filme, o que deve também trazer elementos de outra história de Wolverine, publicada em Uncanny X-Men 170 a 173, em 1983, que serviu como uma espécie de sequência daquela minissérie, na qual Wolverine volta ao Japão outra vez, disposto a se casar com Mariko, mas a articulação de vários vilões diferentes – e de maneira não planejada – termina por criar uma série de problemas. Produzida por Chris Claremont e com desenhos de Paul Smith esta é considerada uma das melhores sequências de aventuras do grupo em toda a sua história.

O filme deve mesclar esses elementos e colocá-los em uma cronologia muito anterior aos filmes da equipe, já que os filme-solo de Wolverine se passam no passado da equipe mutante, em algum ponto no meio do caminho entre X-Men – Primeira Classe e X-Men – O Filme.

The Wolverine será dirigido por James Mangold e o elenco só tem o astro Hugh Jackman confirmado até agora. As gravações iniciam em agosto e a estreia deve ser em 2013. Cronologicamente, o filme se passará no passado da trilogia dos X-Men para o cinema.

Wolverine foi criado pelo roteirista Len Wein e o desenhista John Romita como coadjuvante de uma história do Hulk, em 1974. Um ano depois, foi incorporado à novíssima formação dos X-Men, e desde então, é um dos principais membros da equipe. Atualmente, também é membros dos Vingadores. É publicado pela Marvel Comics.