Ontem, se encerrou a Comic-Con em San Diego, Califórnia, o maior evento de cultura pop do mundo, com um dia carregadíssimo de novidades. Então, vamos por partes.

A logo de Capitão América – O Soldado Invernal.

Primeiramente, o Marvel Studios oficializou as datas de lançamento e os títulos de seus próximos filmes. Capitão América 2 se chamará Captain America – The Winter Soldier, em bom português: Capitão América – O Soldado Invernal , que já deixa muito claro qual será a história em que estará baseado. Nos quadrinhos, o Soldado Invernal é James Buchanan “Bucky” Barnes, amigo do Capitão América que lutou ao seu lado na II Guerra Mundial. Perto do fim do conflito, os dois caem em uma cilada armada pelo vilão Barão Zemo na qual precisam deter um avião-bomba que cairá em Londres. A dupla consegue fazer o avião explodir no ar, mas ao custo do desaparecimento dos dois.

Soldado Invernal: vilão que é o ex-melhor amigo.

O Capitão América cai nas águas gélidas do Atlântico Norte e seu corpo inconsciente é levado para o Ártico, onde o frio intenso reage com o Soro do Supersoldado em seu corpo, deixando-o em animação suspensa por décadas congelado até ser reencontrado pelos Vingadores, história essa contada em Avengers 04, de 1963, por Stan Lee e Jack Kirby. A partir de então, se supunha que Bucky estava morto.

Mas no arco O Soldado Invernal, lançado em 2005, por Ed Brubaker e Steve Epting, o Capitão América descobre que Barnes também sobreviveu. O rapaz foi encontrado semimorto pelos Russos, em pleno Oceano. Apesar de ter perdido o braço esquerdo, que é substituído por uma prótese mecânica, sobrevive e sofre uma grande lavagem cerebral. A Rússia, então, o utiliza como um agente secreto assassino durante a Guerra Fria, responsável por missões arriscadas. E para impedir que ele envelhecesse, decide colocá-lo em animação suspensa ao fim de cada missão, de modo que ele permanece jovem. O fato de agir apenas eventualmente, lhe dá o nome de Soldado Invernal.

O arco O Soldado Invernal está disponível nas livrarias brasileiras. Ótima leitura!

Essa história acabou de ser relançada no Brasil, em um encadernado de luxo pela Panini Comics, que edita o material da Marvel Comics no país. É uma leitura obrigatória, uma da melhores histórias da década de 2000. Outra coisa interessante, é que se descobre que a Viúva Negra sabia de tudo e teve um caso com James Buchanan. Tendo em vista que a personagem já foi levada aos cinemas em Homem de Ferro 2 e Os Vingadores, pode trazê-la de volta ao filmes-solo do Capitão.

Bucky Barnes no filme.

Bucky Barnes aparece em Capitão América – O Primeiro Vingador (interpretado por Sebastian Stan) como o melhor amigo do herói e também um soldado na guerra, líder do Comando Selvagem, comando interrétnico de soldados que realiza missões especiais e termina se unindo ao Capitão América na Europa para combater a HIDRA e o Caveira Vermelha. No filme, Barnes é capturado e torturado pelo vilão – ficando implícito que “algo mais” (talvez um experimento científico) ocorreu na ocasião – e termina “morrendo” ao cair em um abismo de um trem em movimento em uma das missões.

 

A logo de Thor – O Mundo Sombrio.

Thor 2 também teve seu nome oficial revelado, será Thor – The Dark World, o que também revela que iremos ver os recantos mais sombrios dos Nove Reinos que compõem o Universo na cosmologia nórdica. É prato feito para que vilões como Hella, Mefisto ou Surtur apareçam na sequência.

O Guardiões da Galáxia.

Os Guardiões da Galáxia também foram confirmados, ganharam logo oficial, data de lançamento (1º de agosto de 2014) e até uma imagem promocional (veja abaixo). O filme terá ligações com Os Vingadores.

Homem de Ferro 3: logo oficial.

Homem de Ferro 3 teve um painel cheio de novidades, com presença de Robert Downey Jr. e Don Cheadle, exibição de um trailer e da nova armadura do herói. O site brasileiro Omelete fez uma ampla cobertura do evento, com representantes presentes na festa. Isso lhes permitiu assistir aos vídeos exibidos e descrevê-los. Aqui vai a transcrição do trailer segundo o site:

A nova armadura.

O trailer começa na oficina de Tony Stark, com o encaixe da nova armadura, “o irmão caçula” que chegou para fazer companhia às Mark anteriores, segundo o herói. Tony ergue o braço esquerdo e faz um sinal de “venha” um pouco à maneira de Bruce Lee, e o braço esquerdo da armadura voa sozinho até se encaixar no de Tony. Ele não fala nenhum comando, as peças parecem mesmo controladas pela mente (como reza a premissa do arco “Extremis” dos quadrinhos). O encontro das demais peças no corpo dele acontece aos poucos, como numa coreografia musical, com Tony sendo “acertado”, saltando e voando para se encaixar com as peças restantes.

Em seguida, uma cena de humor: Happy Hogan (vivido novamente pelo diretor dos dois primeiros filmes, Jon Favreau) conversa com Tony Stark por uma vídeochamada e reclama da exposição pública, deixando claro que não trabalha mais para o milionário. Corta para Tony e Pepper Potts [Gwynelt Paltrow] na casa do penhasco em Malibu, num momento romântico, e eis que aparece não uma versão “amenizada” do Mandarim (Ben Kingsley), como a Marvel estava prometendo, mas um Mandarim completo – com espada de samurai, cavanhaque, armadura, cabelo preso e… seus anéis!

Segundo Mandarim, que narra em off o trailer, ele não é um terrorista como dizem, mas um professor, dizendo que heróis não existem e que se Homem de Ferro gritar por misericórdia será silenciado. As cenas de ação que se seguem envolvem um fato que as fotos do set já entregavam: Mandarim manda helicópteros para derrubar a casa de Malibu com mísseis enquanto Tony estava lá se pegando com Pepper, e o herói despenca no mar com a casa em pedaços, para encerrar o belo trailer – que parece dar ao herói uma situação muito mais grave do que as que ele havia vivenciado nos filmes anteriores. É cedo para dizer, mas pelo trailer fica a impressão de que Homem de Ferro 3 é maior, mais sério e impactante que seus predecessores.

As outras armaduras expostas na Comic-Con.

A nova armadura, que ficou exposta em um dos pavilhões do evento é bem diferente, misturando uma cor gelo com o tradicional vermelho. Pela transcrição do vídeo, a armadura será mesmo incorporada ao corpo de Tony Stark tal qual o arco de histórias Extremis, onde um vírus tecnorgânico transforma um bandido comum em um inimigo quase impossível de ser combatido. A história foi publicada em The Invencible Iron-Man (vol. 03) 01 a 06, em 2005, escrito por Warren Ellis e desenhado por Adi Granov, artista que também criou as armaduras do primeiro filme de Tony Stark..

O logo de Homem-Formiga.

Homem-Formiga também teve um vídeo exibido no evento. Neste caso, não foi um trailer, mas uma filmagem-teste. O diretor Edgar Wright fez uma filmagem para testar como o visual e os poderes de Hank Pym funcionaria na tela e o exibiu aos executivos do Marvel Studios. Parece que funcionou, pois ele mostrou o mesmo vídeo ao público da Comic-con. Veja a descrição do Omelete: 

O vídeo revela Hank Pym com seu capacete e de roupa tecnológica, cheios de cabos e tubos, numa versão de duas cores, cinza e avermelhada. Ele espera encolhido atrás de uma grade de ventilação em um longo corredor, onde no final dois guardas engravatados guardam um elevador. Diminuto, Hank corre metade do corredor, aumenta de tamanho e salta pra cima dos guardas. Depois diminui de novo, corre por cima da pistola de um dos guardas e, invisível a olho nu, acerta um soco no queixo do cara. Hank aumenta de tamanho de novo, salta o outro guarda, pega-o pelas costas e o arremessa por uma janela. Então entra no elevador e a porta fecha, encerrando o vídeo. A primeira comparação que vem à mente é a cena do Noturno no começo de X-Men 2 em que ele invade a Casa Branca, mas Wright torna essa ação fantasiosa contra guardas organizados mais rápida e imprevisível.

A arte conceitual dos Guardiões da Galáxia para o filme.

O Capitão América foi criado por Jack Kirby e Joe Simon em 1941 e foi o maior sucesso dos anos iniciais da Marvel Comics. Após décadas sem ser publicado, foi resgatado para as histórias modernas em Avengers 04, de 1964, por Stan Lee e Jack Kirby, numa história dos Vingadores, grupo que passou a liderar a partir de então.

Os Guardiões da Galáxia é um time de heróis cósmicos, que atua no Espaço Sideral e surgiram em 1969, na revista Marvel Super-Heroes 18, criados por Arnold Drake e Gene Colan. Sua versão mais moderna, surgida na maxissérie Aniquilação, em 2008, foi criada por Dan Abnett e Andy Lanning.

Baseado nas lendas da mitologia nórdica, onde é o deus do trovão, Thor surgiu nos quadrinhosem 1962, nas mãos de Stan Lee, Larry Lieber e Jack Kirby, estreando em Journey Into Mystery 83. Os quadrinhos mantiveram sua origem mítica, mas colocando-o em um contexto de super-heróis do presente. Ele seria um dos membros fundadores dos Vingadores e 1963 e continua até hoje sendo publicado pela Marvel Comics.

O Homem de Ferro foi criado por Stan Lee, Jack Kirby e Don Heck em 1963, na revista Tales of Suspense 39, e desde então é publicado pela Marvel Comics. O personagem é membro fundador dos Vingadores.

O Homem-Formiga foi criado por Stan Lee e Jack Kirby em Tales to Astonish 27, de 1962, seu nome é Hank Pym e é membro fundador dos Vingadores.