
O roteirista Christopher McQuerrie já tem algum nome em Hollywood: ganhou o Oscar de Melhor Roteiro Original por Os Suspeitos, em 1996, e já escreveu filmes como X-Men e Operação Valquíria, além de ser o roteirista de The Wolverine, filme que dá prosseguimento a saga do herói mutante mais famoso da Marvel Comics, membro dos X-Men e adaptado aos cinemas pela 20th Century Fox. Numa entrevista ao site Screem Rant, o escritor fez uma proposta interessante: ofereceu-se para organizar a franquia dos X-Men nos cinemas para a Fox tal qual a Marvel fez com Os Vingadores no Marvel Studios.
Sabe, eu Bryan [Singer] já falamos sobre isso um monte de vezes e, de fato, quando voltei das filmagens [de Jack, o Caçador de Gigantes, que estreará em breve], tive um encontro com Tom Rothman [presidente da Fox], apenas um encontro rápido, e eu disse pra ele: “Sabe o que eu realmente adoraria fazer? Eu realmente adoraria organizar o universo dos X-Men para vocês. Vocês têm essa riqueza imensa que são esses personagens da Marvel e a franquia dos X-Men é focada apenas em um pequeno grupo deles. Há muito mais!
E eu pensei que seria legal criar uma “bíblia”. Você sabe, uma série interligada de filmes separados de modo similar ao que foi feito com Os Vingadores, onde você cria múltiplos filmes que poderiam vir juntos a um único filme aqui e acolá… Eu nunca tive uma resposta (risos). Mas isso seria uma coisa bem divertida, ser um tipo de curador de algo assim.

A proposta foi feita.
Curiosamente, mesmo antes dessa declaração, muitos críticos de cinema já apontam que The Wolverine é o Homem de Ferro da Fox, ou seja, aquele filme que dará início a um universo novo, mais integrado. Esse apelo já estava nas falas do diretor Bryan Singer quando anunciou que o novo filme da equipe mutante será X-Men – Day of Future Past, que lidará com viagens no tempo que integrarão os dois tempos da franquia: o passado (com X-Men – Primeira Classe) e o presente (a trilogia dos X-Men e The Wolverine).
De fato, após o sucesso estrondoso de Os Vingadores, a Fox deve estar levando mais à sério a integração do universo mutante nos cinemas. A contratação do escritor de quadrinhos Mark Millar como Consultor Criativo dos filmes de super-heróis do estúdio é um forte indício disso.
Melhor para os fãs, que poderão ver abordagens mais aprofundadas de personagens que não sejam Wolverine, Professor Xavier e Magneto, os únicos realmente “destrinchados” nas telonas.

The Wolverine será dirigido por James Mangold e o elenco traz Hugh Jackman (Logan/Wolverine), Hiroyuki Sanada (Shigen Yashida), Hal Yamanouchi (aparentemente, também Shingen Yashida), Tao Okamoto (Mariko Yashida), Rila Fukushima (Yukio), Will Yun Lee (Kenuichio Harada/ Samurai de Prata), Brian Tee (Noboru Mori), Svetlana Khodchenkova (Víbora). As gravações já começaram na Austrália e no Japão. A estreia está marcada para 26 de julho de 2013.
X-Men – Days of Future Past é escrito por Simon Kinberg (de X-Men – O Confronto Final); e dirigido por Bryan Singer. O elenco traz James McAvoy (Charles Xavier), Michael Fassbender (Erik Lehnsherr/ Magneto), Jennifer Lawrence (Raven/ Mística), Nicolas Hoult (Hank McCoy/ Fera), Jason Flemyng (Azazel), Patrick Stewart (Xavier velho), Ian McKellen (Magneto velho) e Hugh Jackman (Wolverine). As gravações iniciam em abril de 2013 e o lançamento será em 18 de julho de 2014.
Os X-Men foram criados em 1963 por Stan Lee e Jack Kirby, mas só foram bem-sucedidos comercialmente nos anos 1970, a partir da reformulação idealizada pelo escritor Len Wein e tocada à frente por Chris Claremont, Dave Cockrum e John Byrne. Daí em diante, se tornaram uma das revistas de maior sucesso da Marvel Comics.
Wolverine foi criado pelo roteirista Len Wein e o desenhista John Romita como coadjuvante de uma história do Hulk, em 1974. Um ano depois, foi incorporado (também por Wein) à novíssima formação dos X-Men, e desde então, é um dos principais membros da equipe. Nos anos 1980, começou a ter suas aventuras solo e mantém-se como um dos personagens mais populares da Marvel Comics. Atualmente, também é membros dos Vingadores.

