
Quando o Marvel Studios estava gravando o filme Os Vingadores, que reuniu nos cinemas pela primeira vez a equipe formada por Capitão América, Thor, Homem de Ferro e Hulk, a produção não recebeu apoio do Pentágono – órgão máximo militar dos EUA, que presta também assessoria a filmes que utilizem temas militares – porque o Governo dos EUA não entendeu como funcionava a SHIELD. É uma agência de espionagem dos Estados Unidos ou da ONU? Os EUA comandam a SHIELD ou são mandados por ela?
A Marvel decicidiu esclarecer a questão às vésperas do início da produção de SHIELD, série de TV que será exibida pela ABC – parte do conglomerado Disney que também é dono da Marvel – que mostrará o dia a dia da agência secreta tendo que lidar com um mundo no qual existem superseres, mas seus agentes são pessoas normais. As filmagens da série começam hoje, em Los Angeles.
Segundo uma entrevista divulgada no site oficial da Marvel, o roterista Nick Spencer, que cuida da revista Secret Avengers – os Vingadores Secretos no Brasil – tratou de esclarecer tudo. A SHIELD responde diretamente ao Conselho de Segurança da ONU, órgão que tem como membros os EUA, França, Alemanha, Inglaterra, Rússia e China.

Nos EUA, o responsável é o Senador Robert Ralston, mas ele detém pouco poder sobre a agência, já que ela responde à ONU.
No filme Os Vingadores, o diretor da agência, Nick Fury (Samuel L. Jackson) se reporta ao “conselho“, mas não fica claro quem eles são.
SHIELD, a série de TV, é estrelada por Clark Gregg (Agente Coulson), Ming-Na (Agente May), Brett Dalton (Agente Ward), Chloe Bennet-Wang (Agente Skye), Elizabeth Henstridge (Agente Simmons) e Ian De Caestecker (Agente Fitz). O roteiro e a direção do piloto são de Joss Whedon, que dirigiu Os Vingadores. Whedon permanecerá como produtor executivo e supervisionador, mas a série será tocada por seu irmão Jed Whedon e Maurissa Tancharoen.
O personagem Agente Coulson morreu em Os Vingadores e a série se passará depois dos eventos do filme. Não se sabe ainda como ele estará de volta.
A SHIELD foi criada por Stan Lee e Jack Kirby na revista Strange Tales 135, de 1965, que trazia a estreia das aventuras de Nick Fury, Agent of SHIELD. Até hoje, ela é a principal agência de manutenção da paz do Universo Marvel.

