Superman e Batman: união não significa unificação do universo DC nos cinemas.
Superman e Batman: união não significa unificação do universo DC nos cinemas.

Com Batman Vs. Superman, título de trabalho da sequência de Superman – O Homem de Aço, o reinício da franquia cinematográfica da Warner Bros. sobre o personagem da DC Comics, que colocará o homem-morcego contra o último filho de Krypton, resultando no primeiro encontro cinematográfico dos dois mais icônicos de todos os super-heróis, atualmente em seus estágios iniciais de produção, continuam as especulações sobre se a Warner/ DC irá seguir o caminho da concorrente Marvel Comics e criar um universo integrado nos cinemas ou mesmo multimídia. Isso ganha força porque além do homem-morcego e do homem de aço, o filme trará também a Mulher-Maravilha fazendo sua estreia no cinema e abrindo o caminho para a formação da Liga da Justiça em um filme próximo, que rumores apontam começar a ser gravado concomitante ao atual.

Os Vingadores da Marvel: franquias individuais e coletivas...
Os Vingadores da Marvel: franquias individuais e coletivas…

Deve-se lembrar o que a Marvel está fazendo: além das franquias individuais (Capitão América, Homem de Ferro, Thor) e a união de todas elas na franquia Os Vingadores, há uma plataforma multimídia que integra curtametragens (Item 47, Agent Carter, Hail to the King) e séries de TV (além da atual Agents of SHIELD, em breve estreia um pacote com quatro outras séries, incluindo Demolidor), todos integrados no mesmo universo ficcional; o que é algo inédito na história do cinema e um passo revolucionário em termos artísticos que deveria ter mais reconhecimento do que tem atualmente.

O curioso é que apesar disso, a Marvel sequer detém os direitos de todos os seus personagens, que estão divididos em outros estúdios além do Marvel Studios, como a Sony (com o universo do Homem-Aranha) e a 20th Century Fox (que tem as franquias X-Men e Quarteto Fantástico).

... veremos o mesmo na Liga da Justiça? Parece que não.
… veremos o mesmo na Liga da Justiça? Parece que não.

O mais interessante é que ao contrário da Marvel, o conglomerado Warner/ DC detém os direitos nos cinemas de todos os personagens da editora. Todos! Portanto, seria muito mais simples e fácil criar o riquíssimo Universo DC nos cinemas ou em multimídias. O mais próximo que se chegou disso foi com Smallville, a série de TV que narrou as aventuras do jovem Clark Kent antes de se tornar o Superman, e que durou 10 temporadas entre 2001 e 2011, e trouxe literalmente dezenas de personagens da DC criando um miniuniverso nas telinhas, com direito a Liga da Justiça, Sociedade da Justiça, Esquadrão Suicida, Legião dos Super-Heróis e muito mais.

O Arqueiro Verde de Arrow...
O Arqueiro Verde de Arrow…
e o Flash: da TV para o cinema? Parece que não!
e o Flash: da TV para o cinema? Parece que não!

Outra série de TV atual, Arrow, que narra as aventuras do Arqueiro Verde, segue o mesmo caminho, inclusive, já rendendo um spin-off, ou seja, uma série derivada, The Flash, com as aventuras do maior velocista da editora, que está atualmente na gravação de seu Episódio Piloto.

Isso significa que a Warner/ DC irá integrar Batman Vs. Superman com o já adiantado universo da TV de Arqueiro Verde e Flash? (Isso pouparia ter que criar novas versões desses personagens e apresentá-los ao grande público em um filme, pegando algo já consolidado). Entretanto, a resposta parece ser: NÃO!

David S. Goyer: roteirista de Batman e Superman também na Liga.
David S. Goyer: roteirista de Batman e Superman também na Liga.

Em entrevista ao IGN, o roteirista David S. Goyer – responsável pela Trilogia Cavaleiro das Trevas do Batman e por O Homem de Aço e Batman Vs. Superman – não parece nada otimista quanto à possibilidade da Warner encampar um universo integrado como o da Marvel. Questionado sobre o tema, ele diz:

É algo ainda muito inicial. Eu sei que a Warner Bros. adoraria fazer seu universo mais coeso. Há um monte de conversas em geral sobre isso, mas na verdade, é algo muito, mas muito inicial. Não tenho certeza. A Marvel tem tido um sucesso enorme, mas não estou certo de que todo mundo deveria tentar imitar eles, também. São apenas conversas vagas até agora.

Em seguida, o site pergunta explicitamente se seria proibitivo simplesmente pegar Arqueiro Verde e Flash da TV e incluí-los em um filme da Liga da Justiça (junto ao Batman, Superman e Mulher-Maravilha, já tendo cinco personagens!). A resposta de Goyer não é animada:

Eu acho que não. Você sabe, Smallville estava ocorrendo quando Bryan Singer chegou [com o filme Superman – O Retorno em 2006] e ninguém teve um ataque do coração por isso. Eu não sei.

Aparentemente, a Warner tem muitas dúvidas ou temores de fazer algo arriscado como a Marvel. Ou ainda não quer ser taxada de imitadora (quando poderia ter feito o que a Marvel fez desde sempre…).

O jovem Clark Kent antes de ser o Superman em Smallville...
O jovem Clark Kent antes de ser o Superman em Smallville…
... ao mesmo tempo de "Superman - O Retorno" e não conectados.
… ao mesmo tempo de “Superman – O Retorno” e não conectados.

O fato é que com o desânimo de Goyer – que aparentemente também seria o roteirista do filme da Liga da Justiça – é bem provável que mesmo que o estúdio reúna seus heróis em um filme de equipe, ainda desconsidere seus universos da TV e traga outros atores para os papéis.

E nem seria a primeira vez que a Warner faria isso: em 2008, enquanto Smallville ainda era exibida (cheia de personagens da DC) e o filme Batman – O Cavaleiro das Trevas estava prestes a ser lançado, o estúdio iniciou a produção de um filme da Liga da Justiça dirigido por George Miller, que traria novos atores nos papeis de Superman e Batman (ou seja, um homem-morcego paralelo a Christian Bale ao mesmo tempo no cinema), embora a produção tenha sido cancelada literalmente às vésperas das filmagens.

É esperar para ver se a história vai se repetir.

Leslie Thompkins e Batman nos quadrinhos...
Leslie Thompkins e Batman nos quadrinhos…

Enquanto isso, o site Latino Review (que costuma acertar esse tipo de rumor) aposta que a recém contratada atriz Holly Hunter irá fazer a Dra. Leslie Thompkins ou uma personagem substituta a ela em Batman Vs. Superman. Nos quadrinhos, a personagem é uma colega de faculdade de medicina do pai do Batman, Thomas Wayne, portanto, uma amiga da família, alguém que dá um apoio ao jovem Bruce Wayne após a morte dos pais. Em algumas versões da história, ela conhece a identidade secreta do herói, cura seus ferimentos, dá algum tipo de suporte e até vive um romance com o mordomo e aliado Alfred Pennyworth.

O comunicado oficial da contratação, todavia, informa que ela fará uma personagem criada exclusivamente para o filme.

Holly Hunter viverá Leslie Thompkins?
Holly Hunter viverá Leslie Thompkins?

Em Batman Vs. Superman, título de trabalho do novo filme, um Batman mais experiente irá se contrapor ao recém-surgido Superman, criando algum tipo de conflito entre ambos, mais ou menos nos parâmetros da minissérie Batman: O Cavaleiro das Trevas, escrita e desenhada por Frank Miller, em 1986. Segundo os informes até agora, será um “novo” Batman e não uma sequência da Trilogia Cavaleiro das Trevas, embora a premissa de um homem-morcego mais experiente seja justamente adequada a isso.

Mulher-Maravilha também terá uma (pequena?) participação no filme. Lex Luthor deve ser o vilão principal, mas haverá outro antagonista, provavelmente, mais físico, que pode ser alguém como Doomsday (Apocalypse), Metallo ou Parasita. A cidade de Detroit será o modelo para Metrópolis e para Gotham City também. As filmagens já começaram no Estado de Michigan.

Batman Vs. Superman será produzido por Deborah Snyder, com história de David S. Goyer (dos filmes do Batman e O Homem de Aço), roteiro de Chris Terrio (de Argo) e dirigido por Zack Snyder (de 300 Watchmen), funcionando como uma sequência de Superman – O Homem de Aço. O elenco trará de volta  Henry Cavill (Superman/Clark Kent), Amy Adams (Lois Lane), Laurence Fishburne (Perry White) e Diane Lane (Martha Kent), maisos novatos Ben Affleck (Batman/Bruce Wayne), Gal Gadot (Diana Prince/ Mulher-Maravilha), Jesse Eisenberg (Lex Luthor), Jeremy Irons (Alfred Pennyworth), além de Holly Hunter, Callan Mulvey e Tao Okamoto em papeis não revelados. As filmagens já começaram e o lançamento é em 06 de maio de 2016.

Superman foi criado por Jerry Siegel e Joe Shuster em 1938 e desde então é publicado pela DC Comics.

Batman foi criado pelo cartunista Bob Kane em 1939 e desde então é publicado pela DC Comics.