
Infelizmente, apesar das boas críticas, Constantine, a nova série de TV baseada no personagem da DC Comics, desenvolvido à televisão pela Warner TV e exibida pelo canal NBC, provavelmente não terá vida longa: a NBC encomendou apenas 13 episódios da 1ª Temporada, o que significa que o canal não está interessado em levar o programa adiante nem produzir uma 2ª Temporada. Existe ainda a pequena possibilidade de a série migrar da TV aberta (nos EUA) para a fechada, por meio do canal SyFy, mas isto ainda não é certo.
Embora a crítica esteja gostando do conteúdo de Constantine, a audiência não motivou a NBC a encomendar mais do que a primeira leva de episódios.

Nos quadrinhos, John Constantine é um arrogante e egoísta mago inglês criado pelo escritor Alan Moore e os desenhistas Steve Bissette e John Totleben e apareceu pela primeira vez na revista do Monstro do Pântano, The Saga of Swamp Thing 37, de 1985. A partir de 1988, o personagem ganhou uma revista própria, Hellblazer, o mais famoso, apreciado e vendido título do Selo Vertigo, da DC Comics, especializado em histórias de conteúdo adulto. Pela revista, passaram alguns dos maiores nomes dos quadrinhos autorais dos últimos tempos, como Jaime Delano, Garth Ennis, Paul Jenkins, Warren Ellis e Brian Azzarello. Hellblazer foi cancelada em 2011 para que Constantine fosse reintegrado ao universo de super-heróis da editora e liderasse a Liga da Justiça Sombria.
O personagem já foi adaptado ao cinema no filme Constantine, estrelado por Keanu Reeves, mas não agradou público e crítica, especialmente, por ter modificado muitos dos elementos básicos do personagem.

Entretanto, apesar de não decolar na telinha, o personagem pode ganhar uma nova chance nos cinemas: o aclamado diretor Guilhermo Del Toro (de Círculo de Fogo) revelou em entrevista à Forbes que já terminou de escrever seu roteiro para Justice League Dark, o filme da Liga da Justiça Sombria, um grupo que reúne personagens místicos da DC Comics e é liderado por Constantine. O roteiro já está em produção há muito tempo, e o fato de não ter sido anunciado junto ao pacote de filmes da Warner/DC recentemente fez muita gente presumir que estava “morto”. Mas Del Toro garante que tudo continua caminhando: ele terminou o roteiro e entregou aos executivos do estúdio para avaliação. Se houver interesse, o filme pode começar a ser desenvolvido e ganhar um lançamento nos próximos anos.
A Liga da Justiça Sombria surgiu em sua própria revista, Justice League Dark 01, escrita por Peter Milligan e desenhada por Mikel Janin, com os roteiros depois assumidos por Jeff Lemire. A trama envolve consequências de arcos de histórias anteriores, como A Busca pelo Monstro do Pântano, no qual John Constantine é auxilado por Superman, Batman e Zatanna para encontrar o personagem do título. Esta história – dentro do megaevento O Dia Mais Claro, derivado das histórias do Lanterna Verde – serviu para reintroduzir Constantine no Universo DC tradicional, depois de anos afastado, dentro do Selo Vertigo, dedicado a histórias mais adultas.


Assisti aos dois primeiros episódios de Constantine… não sei…. pareceu-me faltar alguma coisa… não me empolgou como eu pensava…
nem tive curiosidade de assistir aos demais… talvez minha impressão poderia até mudar…
O personagem e as histórias nos quadrinhos são muito superior ao que vi na tela…
É o mesmo sentimento que geralmente temos ao vermos um livro adaptado para o cinema… uma pitada (algumas vezes bem grande) de frustração…
Mas é uma pena, caso acabe mesmo… é uma série que tem muito potencial… é só ajustar onde precisa… torcendo por aqui por uma segunda temporada…
GostarGostar
Olá, Lucy!
Concordo com você. Acho que o que precisaria é simplesmente adaptar fielmente (com toda a dureza) o original. Mas os estúdios têm medo…
Que pena.
Um grande abraço!
GostarGostar