
Parece haver uma disputa entre os rumores sobre que filme terá Brainiac como vilão: Superman – O Homem de Aço 2 ou Liga da Justiça – Parte 1, filme sobre o supergrupo de heróis da editora DC Comics, que reúne Superman, Batman, Mulher-Maravilha, Lanterna Verde e Flash, levados ao cinema pela Warner Bros. Dias atrás, divulgamos um rumor do site Heroic Hollywood de que o vilão estaria no primeiro filme – o que encaramos com desconfiança, graças ao restante do rumor (veja aqui) – mas hoje o site Birth Movies Death garante que o vilão irá mesmo aparecer em Liga da Justiça – Parte 1, mantendo outro velho boato. A notícia ganha peso porque o BMD tem acertado bastante em relação às filmagens de Batman vs. Superman – A Origem da Justiça, o que lhes credencia a ter boas fontes dentro da Warner/DC, ao contrário do HH que, como comentado no outro post mencionado, vem perdendo credibilidade ultimamente.

O Birth Movie Death afirma que todos os comentários que ouve de dentro da produção de Liga da Justiça- Parte 1 envolvem o nome Brainiac, garantindo com certeza de que o vilão é o oponente titular do filme. Além disso, o site reafirma um velho rumor de que Parte 1 irá mostrar a união da Liga da Justiça (com Superman, Batman, Mulher-Maravilha, Flash, Aquaman e Ciborgue) para impedir um ataque à Terra por Brainiac (que viria ao planeta motivado pela origem kryptoniana do homem de aço, tendo em vista que a inteligência artificial alienígena é um tipo de colecionador de artefatos do universo e, dada à extinção de Krypton, Kal-El é um artigo extremamente raro no cosmos) e que, após vencer o vilão no fim do filme, o Lanterna Verde Hal Jordan apareceria para alertar a equipe de um perigo ainda maior: Darkseid, que seria o oponente de Liga da Justiça – Parte 2.
Sem dúvidas é um plano interessante, embora – aos leitores de HQs – fica apenas um pequeno desencantamento ao fato de tal “origem” à equipe não estar vinculada ao novo padrão estabelecido pela DC Comics em 2011, na qual a Liga da Justiça se une pela primeira vez para combater Darkseid. Sem mencionar que o uso de Brainiac priva o Superman de combatê-lo sozinho em um de seus filmes-solo, o que seria bastante interessante.
Brainiac surgiu na revista Action Comics 242, de 1958, por Otto Binder e Al Plastino, numa aventura do Superman, e desde então, é um dos mais tradicionais vilões de sua galeria de personagens. Ao longo dos anos, o personagem já ganhou várias versões e visuais distintos. Nos últimos tempos, o personagem teve duas grandes histórias publicadas, marcadas como algumas das melhores do homem de aço recentemente: Superman – Brainiac, por Geoff Johns e Gary Frank (adaptada como um longametragem em desenho animado chamado Superman – Unbond), publicada originalmente em Action Comics 866 a 870, de 2008; e O Colecionador de Mundos, por Grant Morrison, Rags Morales e Andy Kubert, fim da primeira parte da empreitada Os Novos 52, em Action Comics 06 a 08, de 2012.

Nos cinemas, a Liga da Justiça começa a se unir em Batman vs. Superman – A Origem da Justiça, que estreia em 2016. Na trama, além de um confronto aberto entre o homem-morcego e o homem de aço, haverá no final uma união da dupla e, ainda, a participação da Mulher-Maravilha e do Aquaman, com Flash e Ciborgue podendo fazer pequenas pontas rápidas. Este longametragem deixará algum tipo de gancho para a reunião do grupo em seu próprio filme.
Liga da Justiça – Parte 1 tem roteiro de Chris Terrio e será dirigido por Zack Snyder, trazendo Henry Cavill (Superman/Clark Kent), Ben Affleck (Batman/Bruce Wayne), Gal Gadot (Diana Prince/ Mulher-Maravilha), Jason Momoa (Orin/Aquaman), Ezra Miller (Barry Allen/The Flash) e Ray Fisher (Victor Stone/ Ciborgue). Ele serve como sequência de Superman – O Homem de Aço e de Batman vs Superman – A Origem da Justiça, que estreia em 2016. O filme terá uma sequência chamada Parte 2 e tudo indica que os dois filmes serão filmados consecutivamente em 2016. O lançamento da Parte 1 será em 23 de novembro de 2017 e da Parte 2 em 14 de junho de 2019.
A Liga da Justiça foi criada por Gardner Fox e Mike Sekowski, em 1960, reunindo heróis previamente criados. Formado pelos maiores heróis da DC Comics – Superman, Batman, Mulher-Maravilha, Lanterna Verde, Flash, Arqueiro Verde, Aquaman etc. – a equipe sempre teve destaque em sua cronologia. Desde o reboot cronológico e editorial da DC em 2011, a revista Justice League é uma das de maior sucesso do mercado de quadrinhos atuais.

