gotham alfred and bruce 1 season
Alfred e Bruce na primeira temporada…

O interesse da DC Comics em explorar personagens menores ou pouco conhecidos em seus produtos realmente surpreende! Os leitores já devem ter visto dias atrás a notícia de que a série de TV Gotham foi renovada para a 5ª temporada e esta será a última da série focada em mostrar as origens do Batman por meio da relação de um jovem Bruce Wayne com o futuro Comissário Gordon. Mas não é só isso: o The Wrap revelou que Alfred Pennyworth, o “mordomo” do homem-morcego, ganhará uma série própria!

 

gotham alfred and bruce 4 season
…e na quarta.

Segundo o site, o derivado focará na juventude de Alfred Pennyworth, seguindo uma premissa similar àquele que envolve o personagem nos quadrinhos (e que também foi usada no cinema, na Trilogia Cavaleiro das Trevas, na qual foi vivido por Michael Keane), na qual o mordomo é, na verdade, um ex-militar de origem, da Força Aérea Britânica (SEAS) do Reino Unido; acrescentando agora que nos anos 1960, Pennyworth abre uma empresa de segurança e trabalha ao lado de Thomas Wayne, que será o pai do Batman. Como será focada na “juventude” de Alfred, a série, chamada Pennyworth, não usará o ator Sean Pertwee que vive o personagem em Gotham.

 

Alfred Pennyworth by
Alfred Pennyworth nos quadrinhos.

Nos quadrinhos, existem pequenas variações na origem de Alfred, mas na maioria das versões, ele vem de uma família tradicional de mordomos dos Reis e Rainhas da Inglaterra, porém, se forma em medicina em Oxford e se torna agente das forças especiais do exército. Após dar baixa, e insatisfeito com a vida de perseguições e mortes da vida militar, prefere abraçar a existência mais tranquila da herança de  sua família e se torna mordomo da Rainha no Palácio de Buckinham; antes de emigrar (por algum motivo) para os Estados Unidos e ir trabalhar com a rica família Wayne em Gotham City. Em algumas versões, ele trabalha com um ainda jovem Thomas Wayne, enquanto em outras, se junta à família quando este se casa; tendo, portanto, uma importante participação na criação do jovem Bruce Wayne, que fica órfão aos 8 anos de idade, quando os pais são assassinados em um assalto comum. Ao lado da Dra. Leslie Thompkins, Alfred divide a tutela de Bruce, sob a tutoria oficial (mas totalmente ausente) de um tio, Phillip Wayne, irmão de seu pai; o que justifica como o menino não vai para um orfanato.

 

No caso de uma série sobre Alfred, talvez o que atrapalhe mais seja menos a premissa e mais o personagem em si e a necessidade (desnecessária) de vincular esses eventos à cosmologia do cavaleiro das trevas.

Pennyworth será produzida pelo canal Epix e terá Bruno Heller (o mesmo de Gotham) como produtor executivo e showrunner, com roteiros dele e Denny Cannon, que também será o diretor do Episódio Piloto.

gotham-cameron-monaghan-pseudo-joker
Jeremiah como o (pseudo) Coringa.

Gotham está encerrando sua 4ª temporada e fez sucesso em sua estreia, embora venha se desgastando nos últimos anos. A temporada atual tem como gancho final o surgimento de um quase Coringa, a partir dos irmãos gêmeos Jerome Jeremiah Valeska, que se tornam algo parecido ao palhaço do crime. “Parecido” porque os produtores decidiram abrir o jogo e dizer que não podem usar o Coringa de verdade na série, porque a Warner Bros. (detentora dos direitos do Batman ao cinema e proprietária da DC Comics)  não permite.

 

A 5ª temporada de Gotham foi confirmada e será a última. Segundo as palavras de John Stephens, também produtor executivo, o foco da última temporada será a transformação de Bruce Wayne em Batman. Até aqui, a série já desenvolveu a origem de vários de seus vilões, como Pinguim, Charada, Espantalho, Hera Venenosa e Mulher-Gato.

Gotham tem produção executiva de Bruno Heller, Danny Cannon e John Stephens, e o elenco traz: Ben McKensie (James Gordon), David Mazouz (Bruce Wayne), Donal Logue (detevitve Harvey Bullock), Morena Baccarin (Dra. Leslie Thompkins), Sean Pertwee (Alfred Pennyworth), Robin Lord Taylor (Oswald Cobblepot/ Pinguim), Erin Richards (Barbara Kean), Camren Bicondova (Selina Kyle)  e Cory Michael Smith (Edward Nygma/ O Charada). O programa é exibido desde 2014 na Fox.