Angelina Jolie foi revelada como a protagonista feminina de Os Eternos, filme do Marvel Studios sobre os obscuros personagens criados por Jack Kirby. Enquanto é muito provável que ela fará Sersi, agora, o MCU Cosmic afirma que o protagonista masculino será ninguém menos do que Hércules. Ele mesmo, o leão do Olímpio, o filho de Zeus!

Já havia circulado no passado um rumor de que o protagonista de Os Eternos seria um “deus grego” e isso quase que automaticamente aponta para Hércules, o principal dos heróis da mitologia grega que tem um papel heroico na Marvel Comics.

Hercules em confronto com Thor: amigos, mas nem tanto.

Nos quadrinhos da Marvel, os deuses e semi-deuses gregos realmente existiram no passado da Terra, e muitos deles continuam em ação nos dias atuais; de modo similar ao que faz a concorrente DC Comics, na qual a Mulher-Maravilha está dentro do ciclo da mitologia grega.

Na Marvel, Hércules inclusive é membro dos Vingadores, tendo se envolvido no grupo ainda em 1966 – apenas três anos após a criação do time nos quadrinhos – e participado em diversas formações, especialmente nos anos 1980 e 90, bem como na década de 2010.

Outro ponto interessante é que já circulou um rumor de que o protagonista de Os Eternos seria o primeiro personagem abertamente gay do Universo Marvel nos Cinemas. Será Hércules assim retratado?

Além de Sersi e Hércules, Os Eternos deve ter como membros Ikaris, Makkari, Gilgamesh, Thena e talvez até Eros ou Starfox, o irmão de Thanos.

Hércules ou Herácles é um personagem da mitologia grega. Filho de Zeus, o deus dos deuses, com a mortal Alcmena, nasceu em Tebas e foi perseguido pela vingativa Hera, a esposa de Zeus. Dotado de força sobre-humana, viveu uma série incontável de aventuras, das quais as mais famosas são os 12 trabalhos que precisou pagar por causa de uma dívida. Ao morrer, Zeus fez seu corpo ser queimado em chamas místicas, se livrando de sua parte mortal e se tornando imortal e indo viver junto aos deuses no Monte Olímpio.

Capa de “Avengers Annual 01”, de 1965, por Don Heck.

Nos quadrinhos da Marvel, Hércules foi adaptado por Stan Lee e Jack Kirby em Journey Into Mystery Annual 01, de 1965, uma revista estrelada por Thor, apresentando o grego como um rival do deus do trovão nórdico. Em seguida, o personagem se tornou relativamente recorrente na revista The Mighty Thor, a partir do número 126 (1966); e, pouco depois, também combateu o Incrível Hulk em Tales of Astonish 79 (agora, por Lee, Kirby e Bill Everett); antes de se unir aos Vingadores em Avengers 38 (por Lee e Don Heck), primeiro como membro auxiliar; e depois, como membro permanente, a partir de Avengers 45.

Os Vingadores confrontam Kang e suas maquinações.

Após 1967, Hércules só se uniu aos Vingadores esporadicamente, continuando a aparecer em histórias de personagens como Thor, Hulk, Homem-Aranha e do Coisa, até que se tornou um dos membros dos Campeões, um grupo de heróis que teve histórias publicadas em The Champions, entre 1975 e 1978. Mas o leão do Olímpio se tornou um membro fixo dos Vingadores novamente a partir de Avengers 246 (1984), na aclamada fase de Roger Stern e John Buscema, participando de sagas importantes, como Sob Cerco (Avengers 270-277) e permanecendo até Ataque no Olímpio (Avengers 281-285, de 1987). Uma outra longa rodada com a equipe viria a partir de Avengers 334 (1992) por Bob Harras e Steve Epting.

Nos anos 2010, contudo, Hércules foi resgatado com destaque em meio aos Vingadores e quando o Hulk foi dado como morto por um tempo, o semideus assumiu a revista do gigante verde.

The Eternals será dirigido por Chloe Zhao a partir de roteiro de Ryan e Matthew Firpo. As filmagens estão agendadas para setembro deste ano e o lançamento será em 06 de novembro de 2020.

Saiba mais sobre os Eternos nos quadrinhos neste outro post do HQrock.