Com Vingadores – Ultimato nos cinemas e arrasando nas bilheterias, encerrando A Saga do Infinito após 11 anos e 22 filmes, para onde vai o Marvel Studios agora? O HQRock faz um compilado sintético do que veremos nos cinemas nos próximos anos.

Ah, e não vamos dar spoilers de Ultimato, então, siga tranquilo!

OS FILMES CONFIRMADOS

Homem-Aranha – Longe Demais de Casa

Lançamento: 04 de julho de 2019

Não está certo se Longe Demais de Casa é parte ainda da Fase 3 ou da Fase 4 do Marvel Studios. Um epílogo ou um prólogo? Mas o fato é que o Homem-Aranha carrega o único longa finalizado do estúdio no futuro próximo. Trará pistas para o futuro do MCU? Com certeza!

Viúva Negra

Lançamento: 01 de maio de 2020

Independente do Homem-Aranha, a Viúva Negra dará o início real da Fase 4. Curiosamente, será um filme de origem e mostrará o passado de Natasha Romanoff, de como ela se tornou a letal espiã russa que, mais tarde, ingressaria na SHIELD e nos Vingadores. O elenco está sendo reunido e as filmagens começam em junho ou julho.

Os Eternos

Lançamento: 31 de julho de 2020

É o primeiro passo realmente novo na Fase 4 e a criação cósmica de Jack Kirby, trazendo humanos geneticamente alterados pelos Celestiais há milhares de anos e que terminaram influenciando a história da humanidade ao darem origem às lendas e mitologias (religiões) do passado. O elenco é liderado por Angelina Jolie e as filmagens devem começar em setembro deste ano, para um lançamento no verão do hemisfério norte do ano que vem.

Shang-Chi, o Mestre do Kung-Fu

Lançamento: 30 de julho de 2021

É até difícil que de acreditar que o Marvel Studios irá fazer esse filme, mas é uma assertiva política: amplia a diversidade étnica de seus heróis. O Mestre do Kung-Fu será a primeira produção protagonizada por um asiático e terá elenco e equipe de produção majoritariamente asiáticos também. Segundo o estabelecido até agora, suas filmagens iniciam tão logo se encerrem as d’Os Eternos, o que coloca o seu lançamento para 2021. Porém, não deve ocupar a vaga de maio daquele ano, que sempre foi resguardada para lançamentos mais “nobres” da Marvel, como os filmes dos Vingadores. Provavelmente, virá em julho.

OS SEMI-CONFIRMADOS

Alguns outros filmes ainda não tiveram o martelo batido, mas são quase certos. São eles:

Dr. Estranho: outro sucesso do Marvel Studios.

Doutor Estranho 2

Lançamento: 07 de maio de 2021

Já há rumores sobre a continuação das aventuras de Stephen Strange e sua participação em Vingadores – Guerra Infinita deve abrir mais espaço para explorar seu próprio universo. Como as conversas sobre outras possibilidades estão mais “atrasadas”, é ele quem deve ocupar a data de maio. Muito se fala na introdução de Namor, o príncipe submarino no MCU imediatamente (e com o sucesso de seu plágio, Aquaman, por que não?) e Doutor Estranho 2 é um dos fortes candidatos a ser onde isso irá acontecer, tendo em vista certas vinculações dos quadrinhos de ambos (inclusive, terem formado os Defensores nas HQs, bem diferente do time do Netflix).

A Marvel tem uma data reservada para 05 de novembro de 2021 e não há candidato habilitado a ocupá-la. Falaremos mais sobre isso.

Pantera Negra 2

Lançamento: 18 de fevereiro de 2022

Em time que se ganha, não se mexe. Hollywood gosta dessa regra. Pantera Negra foi um enorme sucesso e estreou em fevereiro, portanto, é dele a data do mês em 2022. Isso dá ainda algum tempo para a produção trabalhar a história antes do retorno de T’Chala, o que lança suas filmagens lá para o fim do ano que vem, no mínimo. Mais do que Doutor Estranho 2, Pantera Negra 2 é a mais provável localização de onde Namor, o príncipe submarino pode aparecer pela primeira vez no cinema. E há um forte indicativo: histórias recentes colocaram os dois personagens em confronto porque ambos comandam nações. Ah, e há outro indicativo também… Mas este não vou falar! 😉

Capitã Marvel 2

Lançamento: 06 de maio de 2022

O sucesso estrondoso de Capitã Marvel vai puxar uma sequência, claro, e ela deve vir logo e chegar em maio de 2022. Veremos alguma coisa do intervalo de 25 anos entre seu filme e os dias atuais? Ou olharemos para o futuro?

Guardiões da Galáxia Vol. 3

Lançamento: 29 de julho de 2022

Colocar o retorno dos cuzões da galáxia nesta data é um lance arriscado, mas parece ser essa a perspectiva da Marvel. Após o diretor James Gunn ter sido demitido, o longa – que seria o primeiro da Fase 4 no lugar da Viúva Negra – foi adiado, e agora, Gunn já está trabalhando em O Esquadrão Suicida para a concorrente DC Comics/ Warner Bros. A esperança é que Gunn termine este e siga direto para o Vol. 3. Ainda assim, como são ambos filmes com intensos efeitos especiais, conseguir realizar as filmagens do Vol. 3 pelo menos na primeira metade do ano que vem será um cronograma muito apertado e arriscado. A vantagem de Gunn é que o roteiro já está pronto e isso pode adiantar a pré-produção, se não houver modificações.

E uma curiosidade: é bem possível que outro vingador se una ao time espacial.

ALGUMAS POSSIBILIDADES

Lembram que ficou uma data vaga? 05 de novembro de 2021 não tem nenhum filme relacionado e não há candidatos adequados a tal. E então?

Cavaleiro Negro e Capitão Britânia

Por mais estranho que isso possa parecer, esta insólita dupla de heróis britânicos é um rumor persistente e algumas fontes até os vinculam ao Reino Quântico. Portanto, é uma possibilidade a ser levada em conta. Se Os Eternos vão explorar as mitologias – em especial a grega, pois a nórdica já foi explorada em Thor – este aqui vai explorar a história medieval e os tempos do Rei Arthur, o que pode ter uma pegada Games of Thrones e gerar algo interessante ao grande público. E se a dupla é estranha demais, lembre que a Marvel fez um filme protagonizado por um guaxinim falante e uma árvore ser um sucesso estrondoso.

E o 05 de novembro é um dos mais importantes feriados britânicos. (É quando recordam a tentativa de explosão do Parlamento em 1666). É um indicativo?

A-Force

Esta é outra possibilidade para ocupar a vaga de novembro de 2021: um time de vingadoras. Essa equipe já apareceu nos quadrinhos e pode muito bem dar certo nos cinemas: Capitã Marvel, Gamora, Valquíria, Viúva Negra, Vespa, Nebula, Feiticeira Escarlate, Shuri, Okoe… As atrizes do Marvel Studios já falaram várias vezes sobre isso e seria uma possibilidade. Sem precisar inventar muito ou lançar novos personagens, a Marvel pode optar pelo certo e reunir suas heroínas em uma grande aventura.

Cavaleiro da Lua

Muito se fala sobre um filme desse personagem que é um tipo de Batman (maluco) da Marvel. É um personagem interessante e sempre rende na mão de bons escritores, como mostram suas aventuras recentes nos quadrinhos (mas as antigas também). Embora cairia como uma luva para uma série de TV no estilo daquelas do Netflix, não é impossível que venha para o cinema. Vários diretores e produtores do Marvel Studios já comentaram essa possibilidade.

Fora dos Cinemas

O Marvel Studios vai abrir um novo braço fora dos cinemas: séries de TV para o canal de streaming Disney+. Até agora, 4 delas foram confirmadas, mas outras mais podem vir por aí. Os atores serão os mesmos dos filmes e assinaram contratos específicos, afora os dos filmes.

WandaVision

Vai mostrar a Feiticeira Escarlate (Wanda Maximoff) e o Visão vivendo em um subúrbio do estado de Nova York. Já se comentou até em ser uma série de época, tipo, nos anos 1950 ou 1960. O que isso significa? Ninguém sabe! (Não, isso não tem nada a ver com a trama de Ultimato, não se preocupe). A série irá usar antigos quadrinhos do casal mais estranho das HQs (uma mutante e um sintozoide) e também a recente e premiada série do Visão escrita por Tom King.

Loki

O deus da trapaça e meio irmão de Thor terá um programa foca em si, mostrando suas aventuras ao longo da história da humanidade, como se envolveu em fatos históricos e os influenciou. Tendo em vista o destino do personagem em Guerra Infinita, a série de passará no passado.

Falcão & Soldado Invernal

Quanto a essa, se sabe quase nada. Nem premissa, nem o tempo em que se passa. Tem ligação com Ultimato? O fato é que veremos os parceiros do Capitão América em ação. Em clima de espionagem?

Gavião Arqueiro

Segundo se diz, Clint Barton irá treinar uma substituta para si como a nova Gaviã Arqueira, que nos quadrinhos é Kate Bishop. É isso o que veremos?

E os X-Men e o Quarteto Fantástico?

Ambas as franquias agora fazem parte do Marvel Studios e devem ganhar cara nova nos cinemas… no futuro. Kevin Feige, o líder do estúdio já falou que o plano atual é de 5 anos (ou seja, vai até 2024) e que só depois disso é que os X-Men e o Quarteto Fantástico devem começar a ser desenvolvidos. Também é um tempo estratégico para fazer o público esquecer os X-Men da Fox.

Mas espere sentado que vai demorar.