Uma grande notícia rodou a rede ontem: a atriz Rosario Dawson fará Ahsoka Tano na segunda temporada The Mandalorian e, agora, chega a informação de que a personagem pode ganhar sua própria série de TV no Disney+.

Rosario Dawson é uma atriz estadunidense de origem cubana conhecida por suas participações em Sin City e nas séries Jane, A Virgem e Demolidor da Netflix.

Quem primeiro deu a notícia foi o Slash Film e o The Hollywood Reporter confirmou. E este último sugere que a intenção da LucasFilm é usar sua aparição em The Mandalorian como um tipo de Piloto para a própria série de Ahsoka Tano. O Deadline acrescenta que a personagem não será regular naquela série e deve aparecer em um único episódio.

Ahsoka Tano é uma querida personagem surgida nas animações de Star Wars, começando em The Clone Wars e depois aparecendo também em Rebels. Na trama, ela é destacada pelo Conselho Jedi como padwan (aprendiz) de Anakin Skywalker durante o período das Guerras Clônicas, que antecederam a queda da República e a ascensão do Império Galáctico.

Apesar de popular entre os fãs, Tano nunca foi citada nos filmes, embora seja canônica. The Clone Wars se passa entre os Episódios II e III, O Ataque dos Clones e A Vingança dos Sith; enquanto Rebels entre este último e o Episódio IV: Uma Nova Esperança.

Até por isso, os fãs há muito esperavam ver a personagem em live action e, curiosamente, Dawson era a atriz preferida para isso.

The Mandalorian é focada em um caçador de recompensas vivendo no sombrio período logo após a queda do Império, mas ainda antes da consolidação da Nova República, cinco anos após o Episódio VI de Star Wars, O Retorno de Jedi.