Sim, você não leu errado. O filme do Flash que está em produção está negociando com Michael Keaton para que o ator reprise o papel do Batman, que viveu nos filmes de Tim Burton, Batman – O Filme (1989) e Batman – O Retorno (1992). Quem deu o furo foram o Comic Book e o The Wrap, e todos os principais veículos já confirmaram.

Michael Keaton.

The Flash irá adaptar o arco de histórias Flashpoint, que lida com realidades alternativas, e Keaton será uma versão obviamente mais velha de Bruce Wayne. Os eventos dos filmes posteriores daquela velha franquia – Batman Eternamente (1995) e Batman & Robin (1997), ambos dirigidos por Michael Schumacher, que faleceu hoje (leia aqui) – serão ignorados, embora aparentemente será dito que faz 30 anos que o homem-morcego combateu o Pinguim (em O Retorno).

O Batman de Tim Burton, vivido por Michael Keaton.

Os reportes afirmam que a participação de Keaton nem deve se restringir apenas a esse filme, com o personagem permanecendo em filmes seguintes e até servindo como tutor de outros heróis, como a Batgirl. Seria uma maneira de lidar com a ausência do Bruce Wayne de Ben Affleck, que talvez ganhe algum tipo de menção no filme.

Apesar disso tudo, a versão jovem do Batman de Robert Pattinson continuará a ser a principal do DCU.

Jeffrey Dean Morgan como Thomas Wayne.

As notícias dão conta que o ator Jeffrey Dean Morgan, que viveu o pai do Batman, Thomas Wayne, em Batman vs. Superman – A Origem da Justiça, também irá aparecer em The Flash.

Flashpoint nos quadrinhos: realidade alternativa.

Na HQs Flashpoint, escrita por Geoff Johns e desenhada por Andy Kubert, lançada em 2011, o Flash viaja ao passado para impedir que o vilão Flash Reverso mate sua mãe, Nora Allen, e termina por alterar a linha do tempo e criar uma realidade totalmente diferente, em que foi Bruce Wayne quem morreu no assalto e seu pai Thomas Wayne é quem se torna o Batman. O Flash depois irá tentar consertar a linha do tempo, mas o resultado não é igual ao de antes, representando a passagem da cronologia pós-Crise nas Infinitas Terras (desde 1985) para a de Os Novos 52 (2011-2016), com versões “renovadas” dos heróis da DC Comics.

Não se sabe o quanto disso estará em The Flash, o filme, que pode ainda conter o título Flashpoint. Mas é possível que o herói vivido por Ezra Miller encontre a versão mais velha do Batman vivida por Michael Keaton (que é algo como 10 anos mais velha do que a de Ben Affleck).

Ben Affleck como Batman.

Ben Affleck viveu o Batman do DCU nos filmes Batman vs. Superman, Esquadrão Suicida e Liga da Justiça. Neles, Bruce Wayne tem 45 anos de idade e patrulha Gotham City há 20 anos.

Masa Affleck desistiu do papel após a má recepção deste último. A Warner Bros. seguiu adiante com a ideia de um filme solo do cavaleiro das trevas, mas agora, dirigida por Matt Reeves e estrelada por Robert Pattinson, que será uma versão mais jovem de Bruce Wayne, no início de sua carreira.

Não está claro se os filmes de Reeves e Pattinson (é prevista uma trilogia) serão “o passado” do DCU ou se ambos irão se ignorar.

Caso Michael Keaton permaneça como o Batman ou uma versão dele nos filmes seguintes será até certo ponto uma pena, pois lidaremos com um Bruce Wayne idoso e aposentado.

Além disso, existe alguma incerteza sobre Ezra Miller depois que o ator se envolveu em um não-esclarecido episódio na Islândia, no qual, aparentemente, agride uma fã na saída de um bar, ao pegá-la pelo pescoço e derrubá-la no chão. O ator nunca comentou o ocorrido, cujo vídeo vazou na internet, mas também não foi acusado de nada.

The Flash – Flashpoint será dirigido por Andrés Muschietti.