A banda britânica Pink Floyd surpreendeu o mundo hoje ao lançar uma canção nova, em apoio às vítimas da Guerra da Ucrânia. O grupo disponibilizou a música em um clipe lançado em suas páginas oficiais nas redes.

A canção Hey Hey rise up é na verdade um sampler de uma tradicional canção ucraniana cantada por Andriy Khlyvnyuk, da banda BoomBox. É ele quem faz o vocal, enquanto o Pink Floyd faz a base musical.

Todo o dinheiro arrecadado com a canção será revertido para as vítimas ucranianas na guerra.

O Pink Floyd em questão é, na verdade, apenas os membros remanescentes David Gilmour (guitarra) e Nick Mason (bateria), com os tradicionais músicos de apoio que os reforçam desde 35 anos atrás: Guy Pratt (baixo) e Jon Carin (teclados).

O outro membro oficial do grupo, o tecladista Richard Wright faleceu de câncer em 2008 e a banda está oficialmente encerrada desde então. Ainda vivo, o baixista (e ex-líder e principal compositor) Roger Waters deixou o grupo numa ruidosa briga em 1985.

O último álbum do Pink Floyd foi The Division Bell, em 1994 (portanto, 28 anos atrás!), mas o grupo lançou um conjunto de canções inéditas (oriundas dos anos 1990) no álbum The Endless River, em 2014, em tributo a Wright.

O Pink Floyd tem uma tradição de apoiar causas contra a guerra ou a pobreza e desenvolver trabalhos filantrópicos. O grupo se formou em Londres em 1965 e lançou seu primeiro álbum dois anos depois, se transformando em um expoente da cena psicodélica, antes de serem um dos criadores do rock progressivo.