O Marvel Studios apresentou algumas novidades na Expo D23, a convenção da Disney sobre seus projetos futuros, e entre trailers, revelações de elenco e outras coisinhas, o presidente do estúdio Kevin Feige disse uma coisa bastante importante: no MCU, os Vingadores não existem mais. E não só: eles estão sendo substituídos pelos Thunderbolts, o grupo que nos quadrinhos é formado por ex-vilões. No comunicado, o executivo aproveitou para finalmente revelar a formação do novo grupo, que ganha um filme próprio para 26 de julho de 2024, encerrando a Fase 5 do MCU.

Durante a apresentação, Feige estava comentando o filme Capitão América – Nova Ordem Mundial (que trará o primeiro longa do Falcão agora sob o manto do sentinela da liberdade e anunciou uma novidade inusitada ao trazer o retorno de Tim Blake Nelson como O Líder, vilão que foi rapidamente introduzido em O Incrível Hulk, em 2008). E então disse o seguinte:

Vocês sabem, um coisa sobre o filme do Capitão América é que é mundo sem os Vingadores. Sam Wilson se encontra como o Capitão numa época em que não há mais a organização dos Vingadores.

E não apenas porque não há a organização dos Vingadores não significa que não a um grupo de super-heróis no MCU… Não um grupo como, talvez, os Vingadores, mas há um grupo e eles se chamam Thunderbolts.

Isso quer dizer que, após os eventos bombásticos de Vingadores – Ultimato – que resultaram nas mortes de Viúva Negra e Homem de Ferro e no desaparecimento do Capitão América – a equipe foi desmantelada e se encontra inativa, ainda que seus membros andem perambulando por aí, como mostram Homem-Aranha – Sem Volta para Casa, Doutor Estranho no Multiverso da Loucura e as séries Falcão e o Soldado Invernal e Mulher-Hulk – Defensora de Heróis.

A própria SHIELD se encontra num lugar nebuloso desde Capitão América – O Soldado Invernal, embora Vingadores – Era de Ultron tenha sugerido que a organização voltou, mesmo que com menos força do que antes. Mas eles estão por aí… Porém, parece que a ESPADA está mais ativa.

E com tudo isso, os Vingadores (que são um grupo legalizado e financiado) deixaram de existir.

Mas como as ameaças continuam, teremos os Thunderbolts.

A equipe revelada pela D23 não é exatamente um grupo de ex-vilões como nas HQs originais, mas um misto de párias e perdidos. A formação oficial do time é: Fantasma, Guardião Vermelho, Viúva Negra II (Yelena Belova), Soldado Invernal, Agente Americano e Treinador, liderados por Valentina Allegra de Fontaine.

Cada qual veio pululando nas produções mais recentes do MCU… A Fantasma (Hannah John-Kamen) era uma vilã de Homem-Formiga e a Vespa, que termina tentando se ajustar no fim; Yelena Belova (Florence Pugh) estreou em Viúva Negra, revelada como mais uma das meninas da Sala Vermelha e que cresceu quase como uma irmã de Natasha Romanoff, e teve algumas aparições posteriores; Alexei Alanovich Shostakov, o Guardião Vermelho (David Harbour) também apareceu em Viúva Negra, mostrado como uma versão soviética do Capitão América desenvolvida pela Rússia provavelmente nos anos 1980 (talvez antes) e que, com o fim do regime soviético, terminou encarcerado numa prisão na Sibéria; também de Viúva Negra temos a Treinadora (Olga Kurylenko), uma menina que foi desenvolvida quase como uma ciborgue para ler e imitar os movimentos das outras pessoas e foi usada para fins vilanescos, mas no fim, termina se livrando da dominação mental maléfica; John Walker, o Agente Americano (Wyatt Russell) quase ocupou o papel de Capitão América em Falcão e o Soldado Invernal, e trilhou um caminho quase vilanesco, mas agora terá sua própria estrada da redenção; e por fim, o velho conhecido Bucky Barnes, O Soldado Invernal, o velho amigo de Steve Rogers nos tempos da II Guerra Mundial em Capitão América – O Primeiro Vingador, e que dado como morto, na verdade, foi resgatado e sofreu lavagem cerebral da HIDRA como vimos em Capitão América – O Soldado Invernal, mas terminou se redimindo a partir de Capitão América – Guerra Civil e, no fim, terminou lutando ao lado dos Vingadores em Guerra Infinita e Ultimato.

De caráter ainda misterioso, Valentina Allegra de Fontaine (Julia Louis-Dreyfus) é quem liderará o grupo.

Como o HQRock já explicou em detalhes – veja aqui! – os Thunderbolts surgiram nos quadrinhos como um elaborado plano do vilão Barão Zemo para fazer os Mestres do Terror se passarem por heróis para aplicarem um grande golpe global; mas no fim das contas, “fingir” serem heróis terminou afetando a maioria dos membros, que romperam com seu líder e realmente se redimiram. Depois, houve várias outras versões do grupo, inclusive, uma delas como uma versão Marvel do Esquadrão Suicida, na qual Norman Osborn (o Duende Verde) atuava como Amanda Waller.

No MCU, aparentemente, Valentina de Fontaine ocupará esse papel, mas alguns apostam que o filme irá dar início à introdução de Norman Osborn no MCU – embora uma versão dele do multiverso já tenha sido visto em Homem-Aranha – Sem Volta para Casa, na versão de Willem Dafoe.

Marvel’s Captain America: Civil War General Thuderbolt Ross (William Hurt) Photo Credit: Film Frame © Marvel 2016

Outro elemento interessante de Thunderbolts, o filme, é que o MCU justificará o nome do grupo como uma homenagem ao general Thaddeus Ross, interpretado por William Hurt como um opositor tanto em O Incrível Hulk quanto em Guerra Civil e Viúva Negra. Hurt faleceu há algum meses atrás e o MCU deve incorporar sua morte e o time será baseado no apelido que o general tinha. O personagem era chamado de Thunderbolt Ross nas velhas histórias do Hulk.

É bem provável que o time seja mostrado como uma equipe disfuncional e violenta, de caráter duvidoso e na qual o Soldado Invernal e Yelena Belova devem servir como âncoras morais para que façam a coisa certa. No futuro, uma ameaça grande demais obrigará o retorno dos Vingadores, primeiro em Vingadores – A Dinastia Kang e, depois, em Vingadores – Guerras Secretas.

Nick Fury no trailer de Invasão Secreta.

Dentre as outras novidades do painel da Marvel, vimos algumas coisas sobre Invasão Secreta, que ganhou seu trailer, carregado de clima de espionagem. A trama deverá ser significativamente diferente da saga dos quadrinhos, que tinha um escopo bem maior, com os alienígenas Skrulls substituindo heróis e vilões e causando uma histeria no mundo. No MCU, os Skrulls apareceram como uma força do bem em Capitã Marvel e em Homem-Aranha – Longe de Casa, mas a série deve explorar o aparecimento de uma facção maligna deles substituindo, sim, alguns personagens conhecidos.

O trailer revela também a participação de Don Cheadle como o coronel James Rhodes, o Máquina de Combate, e por causa disso, que a vindoura Guerra das Armaduras (uma série da qual será o protagonista) será uma sequência direta de Invasão Secreta.