Faleceu nessa sexta-feira o cantor e pianista americano Jerry Lee Lewis, um dos artistas da primeira leva do rock and roll nos Estados Unidos, ao lado de Elvis Presley, Chuck Berry e Little Richard, e famoso por canções como Great balls of fire e Whola lot shakin’ going on. As informações são da People.

O veterano músico teve uma vida polêmica e legou alguns clássicos, e foi premiado tanto no Rock And Roll Hall of Fame (em 1986) quanto no Country Hall of Fame (neste ano).

Nascido em 29 de setembro de 1935, em Ferriday, Lousiana, e advindo de uma família muito religiosa (um de seus primos era um famoso televangelista), estudou em escolas cristãs (e foi expulso por sua afeição à música negra), forjou um background musical que misturava gospel, blues e country, Lewis foi um daqueles músicos americanos que tocava para plateias mistas (brancos e negros) e combinou esses gêneros musicais para chegar ao que chamamos hoje de Rock and roll, particularmente na vertente Rockabilly, na qual os elementos do Country são destacados. O músico fez sucesso na mesma gravadora Sun Records que lançou Elvis Presley um pouco antes, em 1954, e começou a estourar hits em 1956, atingindo seu apogeu em 1957, com Whole Lot of shakin’ going on e Great balls of fire, duas canções que chegaram ao topo das paradas de R&B e Country e no Top 5 da parada geral (pop) da Billboard.

Lewis chamou a atenção na mídia com sua performance selvagem, semelhante à de Little Richard, com uma interpretação enérgica ao piano, que tocava em pé, batia com os pés nas teclas e subia em cima do instrumento,

Quando Presley se afastou da carreira musical para servir ao Exército, em 1958, Jerry Lee emergiu como o melhor candidato a ocupar o holofote de maior estrela do rock, afinal, era branco e cantava canções de negros. enquanto Berry tensionava demais para o R&B, Richard era afetado demais e Buddy Holly inofensivo demais. Mas no momento em que parecia voar mais alto, Lewis sofreu o seu maior revés: em meio a uma turnê na Grã-Bretanha (que soava como aclamação mundial), a imprensa descobriu que ele era casado com Myra Gale Brown, uma prima de apenas 13 anos.

Um marmanjo, homem feito, astro da música, se deitar com menininhas (pedofilia), ainda mais sua prima em 1º grau (que adicionava uma dose de incesto ao crime) não foi uma coisa aceita pela sociedade da época, e soa ainda pior nos dias de hoje, e o sucesso e a popularidade de Lewis foram destruídos, ainda que ele tenha se mantido ativo, fazendo shows e gravando discos pelos 60 anos seguintes, conseguindo um público cativo no Sul dos EUA, no circuito de Nashville, tanto em seu repertório de rock quanto no de country: entre o fim dos anos 1960 e o início dos 80, ele emplacou 40 canções no Top 40 da parada de Country.

Lewis viveu outros casamentos, teve tragédias pessoais e alguns sucessos nas paradas Country e foi bastante ativo até 2019, quando sofreu um AVC que debilitou sua saúde. Desde então, ele reduziu seu ritmo e quando foi premiado com o Hall da Fama do Country em fevereiro deste ano, não pôde comparecer à cerimônia porque estava acamado por uma gripe.

A causa da morte ainda não foi divulgada, mas ele tinha 87 anos e deixa a esposa e quatro filhos.